Gravando vídeos com microfone externo

Para alguns os meus vídeos são produzidos com qualidade razoável. Já outros acham muito ruins. Tem também aqueles que não acham merda nenhuma.

Com a finalidade de melhorar o conceito para os 2 primeiros e também para o meu intimo, comecei a pesquisar como fazer meus vídeos saírem com – ao menos – um som de qualidade melhor. Inúmeros vídeos carregados no youtube mostram de como fazer, dentre os amadores e os profissionais, as opções são diversas entre processos, acessórios para vídeo e os microfones suportáveis.

Sendo honesto, minha maior preocupação era enquanto dirigindo o meu Dodge, o áudio captado fosse do motor, e não do vento que batia na câmera nem os eventuais ruídos internos do carro. No meu entender, quando filmo enquanto dirijo, o som deve vir do motor e sem interferências.

As opções do mercado são inúmeras e todas levam ao mesmo lugar: microfones externos importados. Minha escolha recairia sobre algum modelo que tivesse cabo de conexão comprido (mais de 2m) para que pudesse atravessar todo o comprimento do carro. Esperava também que ele fosse universal, plugando e funcionando no celular, no tablet, na Gopro e na Canon T3.

Agora começam as considerações:

a) A Canon T3 não suporta fone externo. O slot lateral da câmera suporta HDMI, USB e controle remoto. Ou seja: feeeeerrrrooo!

b) A Gopro só suporta seus próprios acessórios. Você compra o cabo de adaptação USB-P2 genérico e descobre que ele é 5-pin, quando para funcionar corretamente demanda um 10-pin. Feeeerrrrroooo 2!

c) Você encontra todos os tipos de cabos e microfones para gravação, mas para descobrir qual é compatível, somente levando todos os seus dispositivos e testando cada um deles. Feeeeeerrrrrrrooooooo 3!

d) Mais uma vez você encontra mais do mesmo no mercado. Assistindo os vídeos no youtube, a quantidade disponível de acessórios, lentes, grip, microfone para smartphones impressiona; o problema é que você não encontra nada por aqui. Feeerrrrrrroooooooo 4!

No fim das contas, escolhi o microfone de lapela da Boya com cabo de 6m, sendo testado somente no Blackberry na loja.

lapela_0001

Sua construção parece robusta suficientemente para aguentar o serviço. Sou cuidadoso com as coisas, portanto espero que ele dure para sempre.

lapela_0002

Ele tem uma fonte de alimentação alimentada por uma bateria de relógio, com função “smartphone” e “câmera”, onde liga e desliga a fonte conforme a aplicação.

lapela_0003

Como se espera, o tamanho é diminuto. Por isso ele existe.

lapela_0004

A pinagem é própria para smartphones e tablets, na configuração TSSR:

Tip+Sleeve+Sleeve+Ring.

Para uso do microfone, só servem o Sleeve+Ring, pois estes são os conectores para microfone independente do fabricante.

lapela_0005

Devido ao sue baixo peso e ser pequeno, pode ser colado em qualquer lugar. Para isso usei um microfone de notebook e seu suporta para adequa-lo à minha necessidade.

lapela_0006

Sim: esparadrapo para fixar. Barato, fácil, removível.

A oportunidade ocorreu quando recebi de meu sobrinho um par de caixas acústicas de micro system. Elas estavam guardadas e então pedi empretada para poder ligar o amplificador Akai e ter som em casa.

Fiquei surpreso com a sonoridade, mesmo que ainda não tenha feito horas suficiente para a tal “queima” ou “burn in”, onde os componente amaciam e funcionam melhor.

 

Breves considerações:

1 – Não sei se partiu a decisão do smartphone ou do microfone de atenuar os graves durante a música. No início os graves são fortes, mas enfraquecem quando a música entra com todos os instrumentos;

2 – O som desse microfone é bem melhor que o interno, posicionado à minha frente sobre o tapete. A sala não ajuda na acústica, sendo percebido um pouco na gravação;

3 – Com a possibilidade de me afastar da fonte sonora, filmar outros cantos da sala sem que a qualidade do som se altere, já garante sucesso no que eu empreendo.

4 – De uma certa forma, as caixas me surpreenderam na qualidade sonora. Muito leves e com um fio polarizado AWG16, pode ser melhor do que já é.

5 – Por último, não sei se conserto o Sansui AU555 ou se taco fogo…

 

Deixe um comentário

