Sansui 7070

O aumento do meu acervo de aparelhos está caminhando lentamente para os ostentosos receiveres, deixando um pouco de lado os amplificadores e o tape decks. Tenho visitado diariamente os mais conhecidos meios de compra e venda, para perceber como anda o mercado, que preços estão sendo pedidos e praticados e a velocidade de venda de alguns aparelhos. Nesta brincadeira já percebi quais são os aparelhos cobiçados, quais estão “rodando o mercado” (liquidez), quais estão superfaturados e aqueles que mofam nas prateleiras reais e virtuais.

sansui_7070_0008

E esse é mais um caso do cavalo que passa na sua frente encilhado. O quadrúpede (Sansui 7070) veio acompanhado da sua charrete (Tape Technics M8), que neste momento não me faz falta alguma. O valor pedido estava bem abaixo do mercado (não o livre) e não pude deixá-lo cair nas mãos de um especulador. Fui longe e enfrentei estrada ruim para um bem maior. Logo depois de chegar em casa e ver o 7070 com mais calma para atualizar o meu inventário, lembrei de uma passagem na minha vida relacionado a esse aparelho.

sansui_7070_0005

Durante o final da adolescência e inicio da juventude eu andei com bons grupos de pessoas, donde ninguém se metia em merda e tampouco alguém se destoava no comportamento. Não tínhamos bebedeira, drogas nem arruaça, mas sim muita tentativa de conquistar alguém na noite. Em um desses grupos tinha um colega chamado Diego. Naquela época em que andávamos juntos a sua família morava na Praia de Icaraí – em um belo apartamento – que apesar da localização, não estava virado de frente para a dita cuja. Isso não fazia a menor diferença, pois o imóvel era muito agradável, bem decorado e de excelentes dimensões.

sansui_7070_0006

A sala deste apartamento era dividida em 2 partes em estimados 50m2, onde ambas tinham jogos de sofá (confortabilíssimos); uma das áreas era repleta de plantas (cuidadas com esmero pela mãe do Diego), e a outra estava instalada uma estante de jacarandá com os aparelhos de som do “Seu“ Marcilio,  pai do Diego e da Ive.

sansui_7070_0007

O set do Seu Marcilio era composto de um Receiver Sansui 7070, um Tape Deck Technics RS-T20, um Tape Deck Sony (obsoleto), um Tocadiscos JVC (não recordo o modelo) com cápsula Shure, um par de caixas JVC (SK-15) e um par Pioneer (provavelmente CS33), além de um Gravador de Rolo National autoreverse (obsoleto também). O Diego tinha permissão para ouvir música, contanto que não fizéssemos merda nem com o aparelhos, nem com os discos do pai. A imponência do receiver, bem no centro da estante como destaque, o tocadiscos no canto ao lado da poltrona de leitura preferida, as caixas JVC no chão e as Pioneer no ponto mais alto, são lembranças mágicas pra mim.

sansui_7070_0004

O que me fez então ter um sentimento tão vivo por esse momento? Provavelmente pela juventude onde tudo é novidade, por bons momentos com uma patota que só acrescentava na vida da gente, por um ambiente sereno e de paz, por um exemplo do que pode ser qualidade de vida e por uma família que nos recebia de braços abertos. O receiver é somente um elo de ligação de todo esse roteiro que passa na minha cabeça, mas ele se tornou um gatilho como são os cheiros e as texturas. Quando não tínhamos nada para fazer no sábado, nós nos juntávamos na cozinha para fazer pizza e caipirinha (eu não bebia) e assistir um filme VHS alugado especialmente para a noite. Além disso, outra motivação era de ir até lá e ver a Ive, o qual sofria uma paixãozinha por ela; como nunca tive coragem de me abrir, talvez ela nunca tenha percebido isso.

sansui_7070_0003

Um parêntesis: no quarto da Ive tinha um set completo da Telefunken HR240+TC400, mas nunca tive oportunidade de ouvi-lo funcionando.

sansui_7070_0001sansui_7070_0002

Anúncios

3 opiniões sobre “Sansui 7070

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s