[POV] Philco-Hitachi PSR-61 + DVD Toshiba + Polyvox Vox70s

Demorei muito para postar um vídeo do setup que temos em nossa casa de veraneio. Este que está aqui registrado é recente, pois retirei de circulação um amplificador Gradiente LAB 75 e deixei com meu sobrinho tocando rock na sua casa. Eu poderia ter colocado qualquer um dos meus receiveres para demonstrar, mas alguns motivos me fizeram tomar outro rumo.

O primeiro seria de que este aparelho é do meu pai e nada mais justo do que deixa-lo funcionando para quando ele quiser ouvir. Depois vem a necessidade de manter os meus aparelhos embalados, uma vez que a ida até lá é eventual e não dá para manter preservado.

Ou preserva ou usa.

As caixas originais do system Philco-Hitachi estão bastante deterioradas, com os pés esfarelando e revestimento desprendendo, mas estão funcionais ainda. Confesso que não me decidi ainda se vale ou não restaurá-las. Com toda certeza não faria o acabamento original, com pintura preto acetinado na fronte e revestimento em vinil corrugado; se tornar realidade revestirei completamente com lâmina de Cerejeira ou Freijó, substituiria os conectores traseiros por posts mais modernos e instalaria um divisor de frequência decente (hoje tem somente capacitores).

Aqui cabe uma breve história:

Este aparelho já teve uma das saídas queimada, sendo do tipo STK. Nesta geração cristalinidade não é o forte, mas temos aparelhos com boa potência para os mais variados gostos e intenções. Fazem mais de 10 anos que o encaminhei para o técnico de minha confiança da época  Hans Brans, irmão do Rudolf Brans (ex-sócio na Icauto) que já havia consertado alguns aparelhos meus. Quando recebi de volta e colocamos para tocar na casa de meus pais, achei a qualidade do som muito ruim, com saturação em um dos canais, além de um som sem vivacidade alguma. Já tinha ouvido a historia de que os STK tem muitas falsificações no mercado, sendo dificílimo descobrir um bom de um ruim.

Neste momento meu pai percebeu o mesmo e decidimos que não valeria levar de volta pela reclamação que teríamos. Isso é fato porque logo depois eu colocaria à disposição para ele meu Sansui G5700, não fazendo sentido gastar mais tempo com o PSR.

Não mais que surpreendentemente religuei o Philco depois de uma longa hibernação, demorando um pouco a aparecer o display, luzes um pouco preguiçosas, som subindo gradativamente em um alto-falante improvisado. Assim que pude fui instalar as caixas para ouvir o resultado.

O que deu de errado? Nada. Aquele som distorcido e sem brilho não retornou à superfície. Funcionamento normal, exceto pela memória do tuner não estar fixando as estações mesmo mantido ligado na tomada.

Não é um primor de set, mas é o suficiente para sair do silêncio.

Deixe um comentário

