Museu da Companhia Paulista (FEPASA), em Jundiaí – Parte 1: lá dentro

Quando se tem tempo livre, deve ser aproveitado ao máximo. Não sei quantas vezes mais virei a Jundiaí, cidade agradável que tem muita história, boa estrutura, boa qualidade de vida.

Foi por acaso que descobri o Museu Ferroviário de Jundiaí, lendo um post compartilhado por alguém no facebook. Como já gosto de antiguidades, quinquilharia, ruinas e tudo que os outros desprezam, procurei mais informações sobre o lugar. No site http://museudacompanhiapaulista.jundiai.sp.gov.br/ há o mapa de localização, que me mostrou estar a 21 minutos caminhando de onde fico hospedado. Aproveitei um dia livre para não somente fazer minha caminhada como visitar uma outra parte da cidade que não conhecia.

O lugar é enorme, como se deve esperar de uma instalação secular ferroviária. Mas para que não desmoronasse, virasse ruínas ou um Estádio de Futebol (falo do Engenhão, no RJ, que tomou parte do museu carioca), o governo usa o espaço abrigando o Poupa Tempo e a FATEC.

O prédio dedicado ao museu possui 3 salas distintas e homenageando pessoas ligadas à historia das ferrovias, sendo cada uma bem cuidada e organizada. Como o acervo é antigo e parte das peças foram retiradas de composições e estações antes da depredação por vândalos, os funcionários assim coletaram para que a história não fosse perdida.

1 – Sala Conselheiro Joaquim Saldanha Marinho

 

 

2 – Sala Engenheiro Francisco Monlevade

 

 

3 – Sala Jaime Cintra

 

 

A estrutura é boa, tendo inclusive uma historiadora disponível para ajuda em pesquisas, considerando que também há uma biblioteca que não visitei.

A maioria dos museus no Brasil vive na penúria, e já estivemos em alguns dignos de pena, onde partimos com o coração em frangalhos. Não deveríamos tratar assim nossa história.

Outro fato é de que não há loja de souvenires, onde poderia ser revertida a renda para a manutenção. Mas como está associada a um órgão público, qualquer ato nesse sentido é penoso, doloroso, quase proibitivo.

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