Light Tracing

A técnica fotográfica de light tracing (ou rastro de luz) é uma modalidade inserida nas fotos noturnas, próximos a região com tráfego de carros.

Os carros com suas luzes acesas indo deixam um rastro vermelho das suas lanternas traseiras; vindo em direção à câmera deixam um rastro branco dos faróis. Isso só é possível quando se deixa o obturador aberto por um tempo longo, tanto em digital quanto analógico.

Resolvi gastar o rolo de filme que tinha usando a técnica próximo de casa, onde tenho a BR101 vindo do Rio em direção a Paraty. A estrada tem um razoável movimento, bem como a pequena estrada que dá acesso a uma série de condomínios próximos.

Nessa tentativa usei minha Yashica TLR, com filme 120 Fuji NP 160 e um tripé Vivitar, leve o suficiente e estável o bastante para a brincadeira. Em algums fotos fiquei com o obturador aberto em f/8, mas o tempo variava entre 4s e 40s. Os números foram base de várias tabels adotadas por inúmeros fotógrafos.

Como já imaginava e pecebi aqui, a grande variação com o tempo de abertura pouco influencia o resltado num geral, podendo somente dá mais ou menos “traçado” na foto. Se for movimentada a rua, com iluminação de postes em boas condições, exponha por 4s; caso contrário, 40s.

O negativo foi digitalizado em média resolução, mas reduzido para postar aqui no blog. O resultado final foi exatamente o que eu queira.

Light tracing01 Light tracing02 Light tracing03 Light tracing04 Light tracing05

Anúncios

2 opiniões sobre “Light Tracing

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s