Projeto de som para um carro antigo

Visitando os eventos de caros antigos, costumo ver que alguns donos instalaram um som moderno em seu carro. Aparelhos de CD, alto-falantes modernos com tela idem, alguns até mesmo com DVD chegam e saem ouvindo o seu algum preferido.

No meu conceito, se você pode manter o som original do seu carro, porque substitui-lo? Alguns argumentam que as rádios dos dias de hoje tem baixa qualidade na sua programação. Outros alegam preferir ouvir seu CD predileto e não ficar à mercê do que o “jabá” paga pra tocar. Tenho colegas que não retiraram o rádio original e instalaram outro no porta-luvas, escondendo-o para manter o visual do painel o mais original possível.

Mas como eu sou diferente, o meu projeto também o será!

Foto0298

No post https://v8andvintage.wordpress.com/2011/08/23/uma-antena-eletrica-automotiva-pode-ser-vintage/, eu havia relatado que tinha uma antena elétrica antiga e que após o conserto, seria devidamente instalada no Dodge.

Meu amigo Marcus Pessanha, da Icauto Motors, pediu ao seu eletricista que olhasse por dentro e tentasse coloca-la em funcionamento. A reposta veio negativa: teria de comprar um novo reparo da antena, talvez impossível de achar.

Um dia voltando de viagem, o mesmo Marcus me liga insistentemente, com a seguinte pérola:

-“Leozinho, na loja XYZ tem uma antena elétrica para vender 0km! Corre lá!”

Fui, vi e venci. Comprei-a e faz parte do acervo.

Foto0297

 

Revirando meu acervo de peças, lembrei do meu amplificador Infinity MKII…

Esse foi um ícone nos carros personalizados na década de 70 e 80, sendo possante e pequeno com seu comando fixado no painel. O karmann-ghia do post https://v8andvintage.wordpress.com/2013/01/17/lembrancas-de-infancia-mas-nao-a-ultima/ tinha um desses com um rádio Bosch LD243. Ao meu ver, o rádio é muito bom até para os padrões de hoje, mas muito moderno para instalar no painel.

A instalação do amplificador é necessária pois os rádio da época eram fracos e não conseguiam empurrar nem os alto-falantes da época. Turbinemo-lo!

E o rádio? O original?

Em 1972 eram raros os radio FM, tanto que o meu original é OM, 39 e 41m. Não dá, ne?

Estou a procura de algum de época para possa tocar FM usando um transmissor de mp3.

“What?”

transmissor_fm

 

Esse aparelho ligado ao isqueiro do carro, possui entradas USB e SDcard para tocar o seu pen drive ou cartão de memória com as suas músicas prediletas. O que você precisa é sintonizar uma rádio pré-estabelecida no transmissor, que tudo o que for tocado no aparelhinho, sairá nos alto-falantes do caro. Bom, não é?

E afinal, os alto-falantes?

Procuro também um jogo de 6×9 de aço, perfurado, típico da década de 70 e 80, montados no tabelier novo a ser feito. Talvez, achando no mercado, posso instalar um tweeter ARA120.

tweeter-antigo-arlen-htw-120-e-htw-100-novik-bravox-seleniu-3907-MLB4875446687_082013-F

Na dianteira instalarei um alto-falante pequeno no acabamento de vinil do pé de coluna. Não altera a originalidade cortando o forro de porta original e tenho um som equilibrado.

O rádio? Que tal um original Chrysler? Pode ser…

7 opiniões sobre “Projeto de som para um carro antigo

  1. Rapaz,.. me fez lembrar os velhos tempos aonde se ouvia o verdadeiro som puro…sem distorção e sem maquiagem sonoro.Tinha esse infinity mk2 e esse tweeter arlem….Sou louco por ter de volta ,mas acho difícil obter essa relíquia em bom estado. Ah!!! tinha também um equalizador tojo, modulo tojo de 200 w…um equalizador cce e também um som bosh rio de janeiro e los angeles 2 e um roadstar gram prix e um tkr boca preta !!!

Deixe um comentário

