Reconstrução do escapamento, peça por peça.

Logo que adquiri o Dodge, uma das coisas que eram urgente para substituição era o silencioso pois o que existia estava com seus internos soltos. Quando funcionava, a impressão era péssima, como se o carro fosse mais velho do que realmente era.

Substitui o original por uma “Intermediário Universal”, também conhecido como “JK”. Fiquei extasiado com o som do V8 logo que saí da loja. Encorpado e aberto sem berrar, provocava arrepios quando andava.

O restante dos tubos eram os mesmo de 20 anos, finos e sem tratamento. No início, a ponteira caiu e coloquei outra; tempos depois a base da ponteira apodreceu, impedindo de colocar outra. Somando o fato que era possível ouvir um vazamento de ar no escape, provavelmente próximo ao motor. Resumindo: era hora de trocar.

Recomendado por amigos de Niterói e São Gonçalo, fui até a Daflon Pneus, representante Michelin. Juntar o útil ao agradável é o que queremos: além do escapamento, urgia trocar 2 pneus dianteiros do carro.

Explico: quando comprei o caro, ele calçava 4 Pirelli P44, na medida 195/70 R14. Após 20 anos, não é possível esperar que a borracha fique imaculada e resistente como nova. Em 2008 troquei o par traseiro por 2 Michelin 205/70 R14, para encorpar a traseira que tem bitola menor que a dianteira. Mas agora ficou impossível dirigir com confiança, sabendo que restaram outros 2 Pirelli se desmanchando. O que pude fazer (e não poderia ser diferente) foi trocar por 2 Michelin nas mesmas medidas.

??????????????????????????????? ??????????????????????????????? ??????????????????????????????? ??????????????????????????????? ??????????????????????????????? ??????????????????????????????? ??????????????????????????????? ???????????????????????????????

Os escapamentos e suas trincas

??????????????????????????????? ??????????????????????????????? ???????????????????????????????

O novo Michelin na dianteira

??????????????????????????????? ???????????????????????????????

Esses foram os silenciosos propostos para instalação. Preferi o ovalado, pois o som era mais discreto.

??????????????????????????????? ??????????????????????????????? ??????????????????????????????? ??????????????????????????????? ??????????????????????????????? ??????????????????????????????? ??????????????????????????????? ??????????????????????????????? ??????????????????????????????? ???????????????????????????????

O resultado foi um carro silencioso, mas deixando ainda transparecer que é um V8. Excelente acabamento, mas talvez prefira trocar a ponteira feita em inox pela Vanzin cromada, mais próxima do original.

Anúncios

Uma opinião sobre “Reconstrução do escapamento, peça por peça.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s