Excentricidade, sem ser um Tenenbaum

Onde você guarda sua excentricidade, suas diferenças e maluquices? Você acha diferente quem faz bloco de notas com papel impresso em um só lado? Acha uma vergonha fechar embalagem de batata palha com prendedor de roupa, só porque viu que isso era síndrome de pobre em post na internet? Bobagem!

Nos anos 80 o VHS era um equipamento inovador que permitia gravar os seus programas favoritos e revê-los quando desejasse. Nos anos 90 quase todas as residências tinham um, a ida a uma videolocadora era um evento social e você tinha sempre de lembrar de rebobinar a fita antes de devolver, pois era passível de multa.

VHS0006

Gravei pela madrugada muitos vídeoclips da MTV no programa “Fúria Metal”. Os desenhos do “Beavis & Butthead” encheram 3 fitas 120, gravado na velocidade EP, resultando em quase 18 horas de desenho no total. E está tudo guardadinho.

Procure então, hoje com o advento do digital, todo o acervo de clips de heavy metal e hard rock…ache um box de DVD dos desenhos animados preferidos e chore no preço…e você, um idiota, jogou fora suas fitas só porque disseram que era ultrapassado.

VHS0003

No alto de sua arrogância digital, escolheu os melhores equipamentos, esperando que tudo funcionasse a contento. E, ao mesmo tempo, manteve suas velharias para acumular um pouco de poeira na estante. Viu a programação na tv por assinatura, escolheu os que passam nos canais HD e agendou a programação.

Você só não esperava que uma queda de luz perdesse os arquivos no hd, que uma núvem impedisse a gravação dos seu programa no meio da madrugada, que o sistema digital falhasse humilhantemente.

Eu já tinha uma desconfiança na instabilidade desses sistemas digitais, apesar de todos os recursos de gravação à distância e agendamento para 1 semana de todos os episódios. Mas o que não esperava é que o VHS, com um aparelho das últimas gerações, com cabos videocomponente de razoável qualidade, permitisse receber uma imagem de 720i com áudio estéreo hi-fi e o reproduzisse com qualidade surpreendente.

VHS0004a

Nesses dias de chuva decidi colocar todos os shows que imaginava serem bons, tanto pelo artista quanto pela sinopse, em meu acervo de fitas VHS. Um trabalho que leva o mesmo tempo quanto gravar um DVD e mais rápido que fazer o download por sites pagos.

Uso um VHS LG HiFi, cabeado por alguns Santo Angelo tanto na entrada (proveniente do receptor) quanto saída (para reprodução na TV Led). A fonte é Sky, com a saída videocomponente em sua resolução máxima.

Comecei a saga com Led Zeppelin, Eric Clapton & Steve Winwood, depois The Who e terminaria com Alice Cooper. Sempre inicio a fita com uma pequena edição da barra de cores e um fade (tela preto) antes do show iniciar. Depois desligo a tv e vou fazer outras coisas em casa durante o tempo da reprodução. Após 45 minutos, retornando para ver o resultado do show do Alice Cooper – “Night of fear” , percebi que tinha entrado na gravação um canal da tv aberta transmitindo um programa o qual detesto. Por quê? O aparelho apresentou erro na gravação digital, parou de reproduzir o show e entrando um canal da programação corrente, apagou o programa da memória e deu um dane-se para mim.

Que lindo, pensei.

VHS0005

Sabe o resultado daquilo que gravei? Muito melhor que muita gente poderia imaginar. Você se acostumou a ver imagens gravadas de programação de tv aberta, com aquela antena VHF fuleira e fitas de má qualidade. O grande problema do analógico é a dependência de mídias de boa procedência, para gerar uma resultado bom (mais do que razoável). Em compensação, ele não para de funcionar nunca.

VHS0001

No final das contas, me diverti muito com a brincadeira e achei o resultado muito bom.

Mesmo que esteja sozinho na empreitada.

Anúncios

Uma opinião sobre “Excentricidade, sem ser um Tenenbaum

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s