Barca no estaleiro – parte 6

O progresso no trabalho sobre o motor do Dodge apresenta passos curtos, mas constantes. Todas as vezes em que se mexe em algo, aparece uma sujeirinha que demanda tempo para limpar. Por mais que você queira passar desengraxantes como Solupan, a limpeza mais radical somente acontece com a desmontagem completa.

Em algumas visitas anteriores, Marcus tinha mostrado sua perplexidade com a quantidade de lama que saiu do bloco do motor após injeção de agua limpa com a retirada dos selos do motor. Não seria de espantar para um carro que não foi primorosamente cuidado e mantido. Alias, só teria acontecido com um dono fiel aos seus valores de cuidado do patrimônio e dinheiro com tempo suficientes para realizar tais serviços.

Nunca percebi necessidade de desmontar o motor todo, pelo principio que o time que ganha não se muda; cabeçotes, eixo, pistões, nada disso foi movido de seu lugar.

Pra que?

Pintura motor dodge 2

Depois de limpo, deve-se inicia a aplicação de primer, o item que faz a ancoragem da tinta de acabamento e não permite que ela se queime com a temperatura. O azul escolhido é o Firenze da VW, conforme indicação de conhecidos.

Pintura motor dodge 3

A desconfiança do Marcus Pessanha é razoável e procedente. Tanto nas fotos quanto pessoalmente ele argumenta que a cor do motor parece mais clara que a original. Reparando bem, parece ter razão. Mas há um problema que nos faz enganar: se for comparar a cor original, estamos tentando seguir um padrão completamente desatualizado e perdido no tempo.

Explico:

A cor é severamente afetada por agentes químicos como gasolina e óleo, que obviamente atacaram um motor com 41 anos de idade. Mesmo que se mantivesse limpo o motor por décadas, a própria ação do oxigênio faz como que o tom mude para algo realmente imprevisível. Ou você acha que a tinta de antigamente era melhor que as atuais?

Pintura motor dodge

Como o serviço foi realizado no feriado de Zumbi dos Palmares (20 de novembro), não pude acompanhar de perto devido a compromissos de viagem. Agradeço a Lucia Rodrigues e Marcus Pessanha pelas fotos postadas e aqui publicadas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s