Yashica A TLR (Twin Lens Reflex)

A experiência de usar o filme de médio formato ou 120 ocorreu quando participei do workshop da Diana F+. A câmera é do tipo “toy”, ou seja, diversão garantida sem compromisso com a qualidade.

Dizer que não quero me divertir é exagero. Mas a quantidade de pessoas que descrevem o uso do filme e o resultado obtido te levam a alcançar um novo nível.

Seja nível superior ou inferior. Não importa.

As opções que existem, fora os produtos da Lomography, são somente câmeras antigas. Ter uma antiga que não apresente recursos ou tenha de fazer um MBA, prefiro ficar com a digital. Sou adepto da diversão sem compromisso. Não me chame para jogar futebol na várzea se é para valer medalha. Quero errar e não me importar.

Na continuidade pensei nas câmeras de fole (ou bellows), facilmente encontradas nos antiquários. Mas já advertido por um vendedor, se estiver ressecado um abraço… Não repõe e fica uma porcaria a remediação. Esse tipo de câmera não é reflex, aquelas em que você vê o que você quer (WYSIWYG: what-you-see-is-what-you-get) por meio de prismas e espelhos.

Até o advento das digitais, os modelo de filme usavam o formato 135 (ou 35mm), o qual já tenho um exemplar. Ter outra reflex para o mesmo tamanho? Não queria isso. Queria um equipamento mais elaborado que usasse médio formato e que fosse um tanque de guerra.

Sendo assim procurei antes as oficinas dispostas a realizar a manutenção. Não sou restaurador e espero um profissional que honre com o curriculo, fazendo o que sabe, sem conflitos posteriores nem arrependimento de ambas as partes.

DSC00062

DSC00063

DSC00064

A capa de couro de cor castor está em bom estado, considerando que ela tenha aproximadamente 50 anos. Um sapateiro é capaz de melhorar o acabamento e pintar as partes laceradas. Nada dramático.

Testei seus componentes e todos funcionam muito bem. A aparência é de que ficou guardada por muito tempo e não muito utilizado, sendo os cantos e partes pintadas no alumínio sem qualquer desgaste. Por motivos óbvios as lentes estão sujas e que inviabilizam sua utilização nesse momento.

Yashica A

Yashica A

Yashica A

Yashica A

Yashica A

Yashica A

Yashica A

Yashica A

Seu funcionamento é muito simples, considerando que só há 3 velocidades de obturador e não possui fotômetro. Ao invés de ficar usando tabelas ou tentando e errando, posso usar o fotômetro da DSLR, preciso e de fácil leitura.

Agora que possuo quase todos os formatos existentes no mercado, vou usá-las com muita parcimônia.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s