Erudição e elegância; estilo de vida e adaptações

Faz um certo tempo que mudei de ambiente, de lugar e de relacionamentos. Eu estava num lugar que me permitia andar mais bem arrumado, com relógio, usando minhas canetas tinteiro, sem suar.

Ultimamente mudei um pouco o foco nas coisas que gosto. Por pura falta de tempo e oportunidade, não podia andar de Dodge ou de bicicleta. Não tinha muita opção a não ser procurar pelos itens que tanto escrevi aqui. A minha vida não mudou; mudou o contexto, o lugar.

Se antes eu vistia uma camisa social, calça de microfibra, sapato de couro engraxado e chegava em casa sem uma gota de suor, é porque o ambiente e a vida que levava me permitia. Mas mudar de ambiente e de lugar me fez perder os antigos hábitos? Certamente não. O que fiz foi uma adaptação da minha rotina ao meu modo de sobreviver.

Quer um exemplo? Se você é um profissional que viaja frequentemente de avião e pula de um hotel para outro, seu modus operandi se altera. Você se torna mais prático, se cansa de levar peso e faz antecipadamente escolhas adequadas às suas características.

– O banco do avião é sempre o do corredor;

– O hotel tem de ter wi-fi;

– Noebook ou tablet disponível;

– Coleção de mp3 para se distrair;

– Um relógio que alie elegância e durabilidade;

– Um sapato que alie conforto e durabilidade.

Agora você muda de ambiente, de atividades e passa a trabalhar num lugar empoeirado, ensolarado, bagunçado…

– Uma botina que aguente o tranco;

– Camisa e calça uniformes da empresa;

– Relógio de R$20,00;

– Caneta bic;

– Mochila da Targus.

Lembre-se que o que você faz hoje é temporário. Lembre-se também que o que você faz são somente 40 ou 44 horas em uma semana. Lembre-se que você tem uma vida social.

Você (como eu) pode continuar gostando de motores v8, de canetas, de som, de relógio, de roupas, de qualquer outra coisa independente do que você faça ou onde viva. O que não deve é mudar suas preferências conforme orientação do vento. Se eu não devo utilizar caneta tinteiro por trabalhar no campo, não me impede de utilizar em casa e continuar admirando a minha caixa.

Sempre que tenho um tempo vago percorro a internet procurando e estudando por artigos de luxo e vintage. Não me aventuro  comprar nem encomendar algo que esteja fora do meu alcance. Se hoje tenho o projeto de consertar o Dodge, não significa que deixei de ver anúncios de relógios, ofertas de caneta, leilões no mercadolivre de aparelhos.

A adaptabilidade talvez seja uma das minhas virtudes. Em algum momento da minha vida poderá tornar-se um problema.

Deixe um comentário

