Sobrevida de um long-play – tutorial

De vez em quando é possível montar um tutorial de algo que você aprendeu a fazer. De recuperações a limpezas, o “faça-você-mesmo” toma um certo tempo mas o resultado sempre agrada.

Esse lp foi encaminhado pelo amigo do complexodeninja.wordpress.com como a primeira experiência na aquisição de um exemplar. O artista em si não é do meu gosto como cantor, mas participando dos filmes de hollywood fez uma dupla com Jerry Lewis impagável: Dean Martin.

Esse tutorial é para esses casos em que o disco não está comprometido nem encardido. Nesse caso o fungo que o atacou serviu como proteção não deixando que sujeiras mais profundas o comprometessem. A capa, esta sim em mal estado de conservação deu mais trabalho. Nada que não fosse recuperável.

Eis o dito cujo:

Mv24-0897

A emenda de fechamento da capa estava totalmente solta:

Mv24-0899

As laterais são sobrepostas à cartolina que compõe a capa. Nas beiradas, já comprometida. Nesse caso não seria adequado fazer um enxerto, devido a diferença do tom e densidade do papel novo.

Mv24-0898

A capa interna, quando existe, é de papel. Eu preferi mantê-la pois somente as emendas de fechamento é que estavam abertas. Quando não existe, faço uso das capas internas específicas e ainda a venda no mercado.

Mv24-0900

A materia-prima é composta somente de cola para papel e a ferramenta, um pincel. Qualquer outra cola pode comprometer o resultado pela dureza depois da cura e também porque é possível limpá-la com água quando cometemos erro.

Mv24-0902

As dobras de fechamento da capa:

Mv24-0903

A quantidade de cola tem de ser controlada para evitar vazamentos que pdem fechar definitivamente o envelopamento da capa.

Mv24-0905

A mesma cola deve ser passada no exterior da capa, servindo como uma vedação.

Mv24-0906

Já o lp propriamente dito deve ser lavado somente com água e sabão neutro. Como você não pretende lavar todo o tempo seus lp´s , a eventual agressividade do sabão sobre o vinil e o rótulo não comprometem o resultado.

Mv24-0908

Sempre em movimentos circulares e usando o lado macio da esponja. Deixe secar naturalmente, longe de tecidos sintéticos que permitem acumular energia estática. Assim seu trabalho não será perdido.

Mv24-0909

Lavagem em água corrente para eliminar qualquer resto de produto.

Mv24-0911

Eu aqui mostro o que pode ser feito em um vinil que já está comprometido pelo mal uso mas ainda pertencente a coleção. Discos de má qualidade de prensagem e equalização não melhorarão se a limpeza for mais pesada, repetida ou com uso de produtos químicos agressivos.

Para quem é purista, pode achar que cometo alguns erros; mas esse passo-a-passo deve ser feito uma única vez.

Anúncios

Uma opinião sobre “Sobrevida de um long-play – tutorial

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s