Feira Rio Antigo – RJ

As conincidências estavam a meu favor dessa vez. Dessa vez minha passagem pelo Rio de Janeiro foi no primeiro fim-de-semana do mês, data em que organizam a Feira do Rio Antigo. Antes era chamada de “Rio Scenarium”, pois esse era o nome do principal organizador.

Esse evento rivaliza ao menos 1 vez no mês com a feira da Preça XV. Minha impressão foi de que estava esvaziada por esse motivo. Mas nem por isso diminuiu seu brilho. Situada na Rua do Lavradio, Centro, a feira é limitada pela Rua Visconde do Rio Branco (continuação da Rua da Carioca) e pela Avenida Mem de Sá (reduto neo-boêmio), em um lugar que voltou a moda pelo casario, restaurantes e casas noturnas. O lugar dá gosto pela movimentação de gente e de operários reformando prédios antigos.

Na rua propriamente dita não há tanto vendedor de antiguidades e sim de artesanato. As lojas alí estabelecidas (a muito tempo, por sinal) vendem antiguidades e alguns objetos retrô. Para quem não conhece, esses objetos/moveis/artefatos se passam por antigos, principalmente pela estratégia de pintar ou aplicar pátina e lixar até a madeira. Assim todos saem felizes: compradores e vendedores.

No que pude observar, o forte destas lojas é o mobiliário, sendo possível comprar uma casa inteira várias vezes de tantos móveis disponíveis. Geladeiras foram poucas (avistei 3), ventiladores escassos, nenhuma TV e somente um rádio consolete Philips. Quase todas elas possuem em seu quadro um marceneiro que faz algumas “guaribadas” (pequenos consertos para promover a venda do item), suficiente para que possam expo-las.

Em um centro cultural tive a oportunidade de ver a exposição “Zanini de Zanine”, com móveis criados por Zanini, filho de José Zanine Caldas, designer autodidata mundialmente aclamado. Único. Destaque para a cadeira “Moeda”, criada por seu filho (esse sim estudou!) feita com a chapa donde se originam as moedas da Casa da Moeda.

Em outro antiquário, de dimensões continentais, destaque para o teto tomado por lustres antigos. Nenhum com preço convidativo, mas todos impecáveis.

Essas são as fotos…

Foto0108 Foto0119 Foto0109 Foto0110 Foto0111 Foto0112 Foto0113 Foto0114 Foto0115 Foto0116 Foto0117 Foto0118

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s