Balanço de final de ano – 2012

Sempre gostei muito de assistir os programas de retrospectiva na TV. Muita gente que morreu e me surpreende; alguns nem sabia outros realmente tinha esquecido. Fatos que foram importante no esporte, na política, catástrofes, vitórias, ou seja, tudo.

Mas a retrospectiva mais importante é a minha, a pessoal. Não que ela deva ser aberta a todos. Alguns items meus próximos sabem, outros meus parentes, outros minha esposa sabe, restando alguns somente meu.

Temos a mania de dar métrica a tudo, e nesse momento não seria diferente. Mas a métrica é dada conforme a trena disponível, conforme a medida que queremos. Pesamos mais na balança pro positivo quando estamos felizes (quimicamente alterados ou não) e o negativo tenta sempre contrabalançar. Nós é que colocamos os pesos na balança, nós é que escolhemos em qual bandeja se deposita.

Dizer que esse ano não foi positivo é uma tremenda mentira. Deveria dizer que todo ano é positivo, até o momento da nossa passagem.

Tive saúde, tive emprego, tive parentes próximos em pensamento, distância encurtada pelo telefone e pelo facebook. Tive saudades, tive momentos de indignação, tive sentimentos de traição e inveja, tive momentos de inconformismo e momentos de desesperança. Tive momentos de acolhimento, tive momentos de compreenção, tive momentos de indiferença.

Não tive prejuizos nem ganhos.

Tive um enorme aprendizado de onde e como me agarrar nos momentos de solidão. Aprendi a não esperar por solidariedade nem compaixão. Quem tem isso sou eu. E quase perdi esse sentimento.

Para quem gosta, viajei bastante, comi comidas novas, vi gente nova, culturas diferentes.

O que eu desejo para o ano de 2013 é que…

…dê valor as coisas boa e saiba passar por cima das ruins. Para mim e para os meus pares.

Uma opinião sobre “Balanço de final de ano – 2012

Deixe um comentário

