Pelikan P380, atualização

Até esse momento não havia utilizado ainda uma caneta tinteiro mais nova, que me fizesse comparar gerações diferentes. Igualmente falando, só havia utilizado até agora canetas americanas (Sheaffer e Parker). E por fim, não havia testado o carregamento por cartucho (somente Piston, Plunger e Touchdown).

No sábado resolvi comprar os cartuchos para carregar minha Pelikan P380, caneta essa que já havia mostrado em https://v8andvintage.wordpress.com/2012/09/05/caneta-pelikan-p380/. Esse sistema é “quase” universal ou standard, como queiram. Os exemplares que adotam cartucho podem utilizar o conversor, que nada mais é do que o sistema de êmbolos adotados na grande maioria das marcas. A opção é dada no ato da compra, podendo ser substituido a qualquer momento.

A maior vantagem do conversor é a adoção da tinta de sua preferência, como marca, cor e reação ao papel. O cartucho facilita por não sujar as mãos, além do processo de substituição levar 5 míseros segundos. A marca que comprei é Compactor, feito no Brasil, em embalagem com 6 cartuchos, totalizando R$5,00. Barato, né? Talvez. Eu anotei a data da compra do cartucho e calcularei a autonomia da caixa. A minha rotina de utilização da caneta é média, preferindo anotar somente as atividades do dia em minha agenda. Não utilizo-a para desenho nem escrever outras besteiras.

Pelikan New Classic P 380 e cartucho Compactor

Quer saber o resultado?

Uma caneta absurdamente macia no escrever, com uma tonalidade e viscosidade ideais para essa pena de escrita fina. Com a facilidade no escrever, não se faz necessário segurar com força a caneta, principalmente pelo seu corpo ser de Aço Inox e sem grip (ranhuras próximo à pena para incrementar a aderência do dedo sobre o corpo da caneta). Esse é um dos motivos de não usar minha Parker Jotter esferográfica.

Até agora, técnicamente falando, a Pelikan P380 é a vencedora. Maciez e precisão são seu ponto forte. Esteticamente falando, ainda a vencedora é a Sheaffer Crest (https://v8andvintage.wordpress.com/2012/02/06/sheaffer-triumph-circa-1948/).

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s