Na bacia das almas

Você já comprou algo na “bacia das almas”? Mas sabes o que significa o termo? Na internet, mais propriamente no link http://www.dicionarioinformal.com.br/significado/na%20bacia%20das%20almas/988/, segue:

“Expressão para estar passando grande difuiculdade e ter de vender algo o mais rapidamente possivel, por conseguinte por um preço bem abaixo do que se obteria em circunstâncias normais. A expressão provém dos preparativos para o sacramento da Extrema Unção, quando a bacia em que se colocavam os óleos, unguentos e paramentos do sacerdote ficavam ao lado do moribundo.”

Eu não garanto que este seja o significado certo, pois existem similares rodando por aí. Mas de acordo com o descrito acima, foi o que aconteceu comigo na semana passada.

Para alguns vendedores, o desconhecimento do que possui na sua bancada pode ser a sua sorte de comprar algo bom e barato. Mais uma vez eu repito: não se trata de exploração. Se você conhecer do assunto, estiver clinicamente são (muuuuuuuito importante) e com dinheiro e tempo, você muda a palavra “sorte” por “competência”.

A grande questão é mudar o nome e não parecer pernóstico. Fazer o que? Ser falso modesto? Dizer que Deus ajudou? É simplificar demais as coisas e tirar o seu próprio mérito. A sua experiência fez com oque seus objetivos fossem alcançados com mais facilidade do que de outras pessoas, menos preparadas. O mérito foi e é seu.

Ansioso para ir novamente a feira no RJ, aproveitando um feriado prolongado mas curto para o que tinha agendado, reservei meu tempo para ir às compras. É claro que já sei onde ir, com quem ir, quando ir…Quem me acompanha não acredita que eu consiga achar o que acho. Faço tudo muito rápido, como uma leitura dinâmica. Não perco tempo, porque “corpo mole” e “jogar conversa fora” podem dar oportunidade a alguém com o mesmo objetivo do que eu. Comer uma Tapioca ou Pastel, somente quando percorrer a feira inteira!

Em uma das barracas, visualizei inúmeras canetas, mas a que me chamou atenção foi uma Waterman. Você diferencia uma Waterman americana de uma francesa por 2 motivos: Lever-filler só Made in USA; o clip em Art-Deco escrito Waterman´s, siginificando “Caneta da Waterman”.

Após ter catado no chão espetinhos de prata derrubados por mim num tapa, o vendedor com toda atenção me mostrou que era um conjunto com lapiseira, muito parecido com a outra Crusader que havia comprado (https://v8andvintage.wordpress.com/2012/04/02/waterman-crusader-1949-mechanical-pencil/). Na pesquisa em casa, descubro que o set é do modelo “Taperite Stateleigh”, produzido entre 1940 e 1948. Steteleigh era um dos submodelos existentes, junto à Crusader (voltada à estudantes) e Citation (essa mais luxuosa).

Nunca paro na barraca e compro de primeira, principalmente se for uma das primeiras a serem visitadas. Isso se deve a não aparentar interesse pelo item, podendo ganhar um pequeno desconto no retorno. E foi o que aconteceu.

Andando mais achei várias outras que não me atrairam, pelo simples fato de não reconhecer a marca. Estas estariam fora dos “Fab 4 of America” (Waterman, Parker, Wahl e Sheaffer), aumentando mais o peso da caixa onde guardo do que o valor da coleção.

Quase no fim, em uma barraca com um amontoado de peças, achei uma Sheaffer Imperial (não é PFM porque não é Snorkel o abastecimento), ouro 23k. Ao perguntar o preço, rápido recebo a resposta: R$30,00. O que eu faço, deixo para outro? Claro que não!

Como feliz proprietário de mais 2 canetas tinteiro e uma lapiseira, uma com corpo e tampa de ouro, e outra somente a tampa, tenho o sentimento de missão cumprida por ter achado algo interessante e que agrega valor a uma coleção.

Deixe um comentário

