Calçado retrô

Nos poucos filmes que assisti rodados na década de 70, o que mais me chamava atenção eram as roupas e cabelos. Calça boca-de-sina (boot cut) de cós baixo sem cueca, cabelo grande, costeletas (suicas tipo do Emerson Fittipaldi) e camisa colada me fazem rir do ridículo.

Na maioria das vezes associamos o estilo vaidoso-espalhafatoso ao período, sem lembrar que muitas outras coisas de bom gosto e estilo foram criadas. O sapatenis não é um estilo propriamente antigo, mas uma mistura entre estilos distintos de épocas distintas. O tenis moderno para uso diário (não falo os de jogging ou basquete) receberam um toque de classe quando aumentaram o percentual de couro (sintético ou não) na sua construção. Cabedal inteiriço, cores neutras e acabamento acima da média o encaixa em uma nova categoria.

Adidas – Porsche Design

Numa das andanças pelo centro de BH, visualizei na loja outlet da Adidas esse exemplar em couro preto. O estilo lembra em muito as primeiras chuteiras da Adidas, motivo de guerra e disputa de mercado contra a Puma. Para quem não sabe a Adidas foi fundada por Adolf Dassler (“Adi”, apelido de Adolf; “Das”, de Dassler) e seu irmão, Rudolf Dassler, fundou a Puma. A relação de sangue foi pelo ralo quando um passou a acusar o outro de espionagem industrial, apesar das fábricas distarem 500m.

Acrescentando ao curriculo, a Porsche Design assina o desenho deste sapatenis.

Por um golpe de sorte ou curiosidade aguçada, numa nova promoção achamos um outro sapatenis, este realmente um relançamento.

Adidas – Beckenbauer Allaround

O modelo é um relançamento da Adidas homenageando o ex-jogador e ex-técnico da seleção alemã de futebol, Franz Beckenbauer.

Ambos os exemplares foram vendidos a um preço baixo, considerando a quantidade dos modelos encalhados nas prateleiras. Muitos não sabem que a Porsche se associa a outros escritórios de design para criar produtos up-to-date (eles possuem uma linha de canetas de luxo).  Da mesma forma, os garotos de hoje querem um Snicker Nike Air Jordan, única e exclusivamente porque o viram jogar pela TV.

É claro que somente adquirir um sapatenis desses não te faz nem esportista nem elegante. Livros e mais livros podem te ajudar como combinar um guarda-roupas restrito, com criatividade, estando na moda. Descombinar às vezes funcionam muito bem. Mas se não souber como, peça uma ajuda antes. Ok?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s