Sheaffer Legacy

Depois de ter conversado com muitos colecionadores, lido alguns sites e assistido alguns vídeos, percebo que o mundo da escrita e suas ferramentas me cativa cada vez mais.

Em uma das idas a feira da Praça XV, me deparei com vário venderores e suas bancas com canetas colecionáveis. Fui sem o espírito preparado para compra, ou melhor, para “fazer a limpa”. Confesso que me acovardei ao não comprar determinados exemplares, sequer negociar. O dinheiro foi contado sim, mas não era esse o impedimento. Muitas vezes você vai desanimado, até percebe algumas coisas interessantes mas se acovarda. O ser humano é assim mesmo.

Hoje não há mais vendedor bobo, principalmente se ele foi apresentado ao mundo virtual. Ele/ela é capaz de fazer qualquer pesquisa, descobrir ou atribuir um valor ao item e no sábado vendê-lo como se fosse único na face da terra.

E eu não estou a fim de sustentar a maluquice de alguns vendedores, que sobrevalorizam o seu pertence com ose fosse único. Quem pesquisa o ramo imobiliário sabe o que falo. Apartamentos em BH com vista para um estacionamento sendo tão valorizados quando um com características idênticas, de vista para a praia no ES. Continuando…

Eu nunca compro assim que paro numa banca e vejo o que me interessa. Primeiro porque pode ter o mesmo item mais barato com outro vendedor; segundo que isso significa compra por compulsão, um arroubo, um delírio que sempre é acompanhado de um profundo arrependimento. Não quero isso de jeito nenhum.

Usando essa tática, passei por inúmeras bancas que me inibiram devido ao preço. Mas em uma, o valor e o item me cativou: uma Sheaffer Legacy. Mais uma vez comprando uma Sheaffer. E daí? Gostei e pronto! Não precisa ser rara nem cara para me agradar. Não há receita. Dentre as que decidi não comprar estavam uma Conklin (com pena Parker) e uma Esterbrook (sem clip nem pedra). Depois pesquisando, percebi que minha covardia foi benéfica: o clip e a pedra da Esterbrook não são só difíceis de achar como de cravar; a pena da Conklin é rara de achar, sendo somente usadas as disponíveis.

A foto é retirada da internet, mas garanto que a minha está impecável. Quando colocá-la para revisão, mostrarei o resultado final em um novo post. Enquanto isso, vou comprando com calma e estudando mais.

Uma opinião sobre “Sheaffer Legacy

  1. Mais ou menos como o caso de uma mulher, que vendo alguns carros antigos de colecionadores parados em frente a um asilo, se apaixonou de cara por um puma, e alguém lhe disse que ele custaria mais do que a casa dela. Eu estava no evento beneficente, vi nela uma vítima potencial e fácil para vendedores espertos.

    Curtir

Deixe um comentário

