Manutenção preditiva

A palavra “preditiva” vem do inglês “predicted”, ou seja, previsto. Se tentar a tradução literal para deduzir o que significa essa modalidade de manutenção, certamente você ficará confuso. Isso se deve a seguinte interpretação:  se é previsto, não seria preventiva a manutenção?

Ao tentar traduzir palavras para o português, incorremos em erros comuns ao redor do mundo. Um desses erro é o chamado “falsos amigos” (false cognates), na qual a fonia e grafia induz ao erro ao ser associado a uma palavra em português.

Por exemplo:

Pretend = falso, mascarado, enrustido

Realize = perceber

E a lista é enorme…

 

Essa modalidade de manutenção tem o investimento mais alto de todas (corretiva e preventiva), mas o é diluído ao longo do tempo e dos equipamentos que são submetidos. Portanto, sai caro montar mas sai barato manter.

Como funciona?

Consideremos um equipamento, independente do porte, do uso, peso, tamanho e valor. Existem algumas características intrínsecas a ele que podem ser medidas, como potência, temperatura, ruído, corrente (se elétrico), consumo (se a combustível), entre outros. Periodicamente você realiza medições para observar e registrar se esses valores levantados por você se alteraram durante o tempo. Caso algum deles se altere gradativamente, esse evento dera ser registrado e fará parte das variáveis que indicam algum tipo de alteração no seu funcionamento.

No caso de componentes elétricos, duas variáveis muito comuns devido a confiabilidade: a temperatura e a corrente. Todo aparelho elétrico aquece quando em funcionamento (Lei de Ohm), variando a taxa de energia desperdiçada pela energia consumida. Resumindo:

Energia consumida = Energia fornecida + Calor

Se todo equipamento elétrico aquece, como faço para determinar o momento de parada para manutenção? Serei honesto e darei duas opções a você leitor: ou o fabricante indica no manual, ou você espera queimar primeiro para determinar o momento com essa informação.

Parece tosco esperar queimar o componente para determinar o ponto de substituição, mas não esqueça que, até elaborarem modelos matemáticos, esses pontos eram determinados por testes de exaustão (endurance tests).

No caso dos equipamentos de áudio e vídeo antigos, o seu maior aliado é o multímetro. Isso tudo fará sentido se você souber utilizar o aparelho e ter em mãos o ponto de intervenção (ou substituição, manutenção…). Caso não tenha uma dessas ferramentas, esqueça. Parta para a manutenção corretiva ou preventiva mesmo.

Em automóveis, a ferramenta mais eficiente de todas é a calculadora! Sim! É possível determinar se algo vai errado com uma simples operação de divisão. Como?

425 km percorridos / 40 litros consumidos = 10,62 km/l

Essa conta pode ser feita todas as vezes que fizer o abastecimento de combustível num posto de gasolina. Mas esse valor é bom ou ruim? Você é quem vai dizer.

·         O carro é 1.0l ou 5.2l?

·         O combustível é álcool ou gasolina?

·         Circuito medido é cidade, estrada ou misto?

·         Carregado ou somente com o motorista?

Então, caro leitor, só você determinará se esse valor calculado e encontrado é adequado ao seu carro. Se, durante várias medições, o valor começar a se alterar, indica que é necessário fazer uma troca de velas, filtro, limpeza de bicos/carburador.

A sua atenção fará com que o seu patrimônio dure mais e gaste menos com ele.

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Uma opinião sobre “Manutenção preditiva

  1. Muito bem falado. Eu mesmo faço isso com minha moto todas as vezes. Ela não tem um controle de nível de combustível, apenas a luz reserva, mas sei que com o tanque cheio eu consigo andar 300km. Isso me ajuda muito. O resto dos equipamentos citados, ainda pretendo aprender a usar. Um dia.

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