Feira de antiguidades da Praça XV, Rio de Janeiro

Depois de um longo e tenebroso inverno consegui passear pela feira de antiguidades da praça XV, centro da cidade do Rio de Janeiro. O lugar, tirando o viaduto da perimetral (conforme fotos) é muito bonito e com uma carga histórica fenomenal. Ali próximo temos o Cais Faroux, Paço Imperial, Assembléia Legislativa, Arco dos Teles, Centro Cultural da Marinha, Centro Cultural dos Correios, Museu histórico Nacional, Estação das Barcas…ou seja, se tudo isso tivesse aberto aos sábados, simultaneamente, seria certamente o maior centro cultural da america latina.

A feira começa às 5:oo com vários antiquários fazendo suas aquisições dos feirantes para revender em suas lojas. Reza a lenda que donos de lojas de lp´s de SP chegam de avião pelo Aeroporto Santos Dumont somente para comprar os melhores lp´s e revender na Galeria do Rock. A confirmar.

A feira, além de ser enorme, vende de tudo. Parte dela é legalizada pela prefeitura, no trecho entre o Cais Faroux e o pontilhão do mergulhão. A partir daquele ponto existem os ” agregados”, que se juntam a feira original e vendem seus produtos sem autorização. Esses tem a mesma origem de outras feiras, catadores de quinquilharias que tentam arruma um trocado para comprar o almoço. Mas nem por isso sem itens interessantes.

As fotos falam mais do que eu posso escrever.

 

 

Popularidade: alta

Organização: média

Limpeza: média

Preço dos itens: médio (mais baratos que a feira de BH)

Qualidade dos itens: alta

Anúncios

5 opiniões sobre “Feira de antiguidades da Praça XV, Rio de Janeiro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s