Materiais adotados na relojoaria

Muitos são os materiais utilizados na relojoaria para confecção das caixas. Ao longo da historia da relojoaria, os relojoeiros tem utilizado da técnica para a fundição de materiais diversos. Assim, temos a utilização de ligas metálicas diversas, latão, prata ,ouro, platina e mais recentemente, tantalio e titânio. Não podemos esquecer também da larga utilização do plástico e da cerâmica (não confundam com porcelana).

 

  1. Ouro

 

O ouro é o metal brilhante, amarelo, pesado, maleável, dúctil, que não reage quimicamente com a maioria dos produtos, mas é sensível ao cloro e agua-régia (do latim “aqua regia” que significa “água real” é uma mistura de ácido nítrico e ácido clorídrico concentrados, geralmente na proporção de 1 para 3). Normalmente encontrado em estado puro na natureza, como qualquer outro, enquanto não é misturado com outro elementos, suas características físico-mecânicas são não mais que medianas. Metal denso com alto ponto de fusão, possui alta afinidade elétrica. A liga é denominada em quilates, sendo também denominado como alto. Portanto:

 

  • Ouro alto: 18 k (18 partes de ouro e 6 de outro metal)
  • Ouro médio: 14k (14 partes de ouro e 10 de outro metal)
  • Ouro baixo: 10k (10 partes de ouro e 14 de outro metal)

 

Mas que outro metal é esse? Como segue abaixo, a concentração de ouro e os tais outros metais influenciam diretamente na cor final:

  • Ouro amarelo: 1000g de ouro amarelo tem 750g de ouro (Au), 125 de prata (Ar)e 125 de cobre (Cu);
  • Ouro vermelho: 1000g de ouro vermelho tem 750g de ouro e 250 de cobre (Cu);
  • Ouro rosa: 1000g de ouro amarelo tem 750g de ouro (Au), 50 de prata (Ar) e 250 de cobre (Cu);
  • Ouro branco: 1000g de ouro amarelo tem 750g de ouro (Au), 90 de prata (Ar) e 160 de Paládio (Pd);
  • Ouro cinza: 1000g de ouro amarelo tem 750g de ouro (Au), 150 de níquel (Ni)e 100 de cobre (Cu);
  • Ouro verde: 1000g de ouro amarelo tem 750g de ouro (Au) e 25o de prata (Ar).

2. Platina

 

Platina é um metal de transição branco vívido, pesado, maleável e ductil. É resistente a corrosão e reletivamente ao ataque químico, apresentando boas propriedades físicas a altas temperaturas também elétrica. Uma das grandes vantagens da platina é o grau de pureza é mais elevado que o ouro (chegando a 99,7%), donde tem a característica de ser não-alergênico, não sendo afetado por variações bruscas de temperatura também.

 

3. Aço

 

Erroneamente chamado de ferro, está presente na grande maioria dos relógios de pulso fabricados. A maleabilidade, dutilidade e outras características mecânicas estão ligadas diretamente a liga produzida.

O aço é uma liga (obrigatóriamente) de Ferro+Carbono, com concentração do último de até 2,1% em volume. Os elementos de liga adicionados são até 10, dentre eles Manganês (Mn), Magnésio (Mg), Cromo (Cr), Molibidênio (Mo), Vanádio (V), Cobre, Alumínio (Al), Enxofre(S) e Fósforo (P). O aço produzido pode ser de 2 tipos:

 

  • Aço Carbono ou liga: Pode ter baixos teores dos elementos de liga acima listados. O acabamento pode ser escovado, polido ou satinado. Pode também receber uma camada depositada eletrostaticamente podendo ser nas etapas

Cobreagem (Cu) -> Niquelagem (Ni) -> Cromagem (Cr).

  • Aço Inoxidável: Amplamente utilizado pois produz melhor acabamento, além da resistência a oxidação. Normalmente são da série 3xx (304, 308, 316 e 316L), são estáveis quimicamente além da baixa capacidade de reações alérgicas. Não precisa do tratamento eletrostático acima descrito.

 

4. Titânio

 

Suas principais características são leveza, resistência a corrosão e grande resistência mecânica. Esse material abunda na natureza, considerado o quarto material mais abundante e o nono entre os metais industriais. Sua utilização generalizou-se na tecnologia aeroespacial, devido a capacidade de ser estável sob condições extremas de calor e frio.

A industria química o utiliza amplamente devido a alta resistência a ataques químicos, além de ser biocompativel (implantes ortopédicos). Como ele não é magnético, a utilização do Titânio na relojoaria é primordial na confecção de peças insensíveis aos campos gerados.

Geralmente, os relógios de titânio são fabricados com uma capa protetora chamada de PVD, como segue a descrição da Hamilton:

“Physical Vapor Deposition (PVD) ou Deposição Física de Vapor, é um processo utilizado para produzir um vapor metálico (titânio, crómio e alumínio), que pode ser depositado por meio de condutividade eléctrica como um revestimento de metal puro ou liga metálica, muito fino e altamente aderente. Este processo é levado a cabo numa câmara de vácuo (150º a 500º) usando um arco catódico.

O revestimento de uma ou múltiplas camadas pode ser aplicada durante o mesmo ciclo do processo. Além disto, o vapor metálico pode ser combinado com vários gases para depositar Óxidos, Nitretos, Carbonetos e Carbonitretos.

Com este processo, a camada terá uma espessura que varia de 0.8 micras a 1 micra – e neste caso chamamo-la “coloração”.

PVD é altamente durável e resistente à corrosão. Protege o relógio do desgaste, água do mar, suor e do clima.”

 

5. Cerâmica

 

Material amplamente utlizado na industria aeroespacial e de armamentos, possui altíssima resistência a temperaturas, energia mecânica e ataques químicos. Os materiais são dos mais diversos, sendo os mais comuns a Alumina (Al2O3) e o Carbeto de Tungstênio. A fabricação se dá por sinterização (aglutinação do pó sob pressão e temperatura), chegando ao formato final próximo ao desejado, como um aço fundido.

 

6. Plástico

 

Aliás o que não é de plástico hoje? A gama desses produtos é tão grande, que nos perdemos nas siglas: PEBD, PEAD, PEAUD, ABS, PVC, PVA, PP, PU, etc.

As resistências a ataques químicos, físicos, entre outros, dependem da cadeia formada. Pelo menos todos eles são não-magnéticos…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s