Lapiseira Sheaffer Tuckaway

A nossa vida é quase toda voltada pro digital, onde todos tem um computador, smartphone e outros gadgets wi-fi. O mercado nos empurra para esse meio de comunicação, seja lá qual for o tema ou motivo; ou seja, digite!

Continua sendo muito mais prático anotar pequenos recados em uma folha de papel, independente da qualidade. Salvar no celular um número de telefonedemora 4x mais do que anotar num caderninho de telefones. Aqui em minha mesa tenho uma pilha de papeis mpresso somente de uma lado, que dão a oportunidade de virar bloco de notas no verso.

E já fui chamado de antiquado!

*****************

Historinha:

Um ex-colega de trabalho, muito gaiato, ouviu meu questionamento de onde eram vendidos refis para cadernos de telefone. E naquele momento ele lembrou de um colega que empilhava folhas e mais folhas de formulário contínuo, fazendo um bloco.

Para isso ele apelidou de REPEREBA…

E perguntei o que significava…

Resposta: REfil PErmanentemente REabastecido por BAixo!

****************

Um belo dia navegando na internet li um resumo da história de minha caneta Sheaffer Triumph (https://v8andvintage.wordpress.com/2012/02/06/sheaffer-triumph-circa-1948/). Naquele texto o autor explicava que era raro o conjunto Caneta+Lapiseira (chamado Duo) e que juntos os tornavam valioso.

Nesse momento deu click na minha cabeça: comprei a caneta e deixei a lapiseira no antiquário! Para minha sorte, a dona da loja não havia vendido nenhum exemplar guardado, até porque ela não a expunha os itens.

Resultado: fiz um pacote comprando esta lapiseira Sheaffer e uma Waterman, assunto do próximo post.

O modelo também é em ouro 14k, com alimentação por torção. Impecável.

Um dos motivo que relutava era o tamanho do grafite. Já havia escutado que modelos que adotam grafite 1,1mm ficam encostados por falta de minas. Nesse caso, a sorte ficou comigo pois o exemplar usa grafite 0,9mm.

O estojo que aparece na foto foi comprado na loja Rei dos Estojos, aqui em BH. Custou R$6,00/un, módico para o acabamento e a proteção que merecem essa caneta e lapiseira.

5 opiniões sobre “Lapiseira Sheaffer Tuckaway

  1. Legal esta lapiseira que você comprou, mas não é o modelo adequado para a sua caneta. Esse modelo de lapiseira é Tuckaway, uma variante de canetas cuja características são por serem pequenas e com clip discreto. O modelo certo de lapiseira é a Lifetime Crest 600, e o conjunto normalmente os colecionadores chamam de “duo”. Você pode também tentar conseguir estojos originais da sheaffer pelo Ebay, não são tão caros e dão um toque de “originalidade” às suas canetas (:

    Sou colecionador de Sheaffers e Parkers, tenho bastante experiência no assunto e inclusive tenho um amigo que arruma Vacuum Fills em menos de 1 dia, pois apesar de parecer complicado quando vc sabe arrumar fica muito mais simples (lógico que dependendo do lugar demora mais porque existem canetas de outros clientes para arrumar).

    Mas parabéns pelas aquisições e diria que ambas caneta e lapiseira que você comprou são raras e caras (:

    Abraços.

    • Obrigado pela ajuda! Eu sempre deixei claro que estou iniciando em canetas e eventuais erros podem ser postados. A sua contribuição foi importantíssima para mim, pois a literatura sobre canetas ainda é insipiente (ao menos aqui).
      Os estojos originais são encontrados com razoável facilidade. Mas, se posso comprar um estojo razoável para mantê-los temporariamente, por quê não fazê-lo?
      Visite sempre e sempre que for necessário, faça sua intervenção.

      Forte abraço!!!

    • Caro Helder:

      Fiz a aquisição ontem de outra Sheaffer, que preciso de sua ajuda para identificar. Até onde consegui informação parece ser uma Skripset, provavelmente Argentina.

      Poderia mandar um e-mail com a foto?

      • Amigo, me desculpe pelo atraso na resposta mas estive meio ocupado essa semana…

        Então, não sei se é que eu não sei mexer nesse tipo de blog, mas não encontrei seu
        email :S

        Aqui está a foto de uma Skripset Lady: http://img2.mlstatic.com/s_MLB_v_O_f_109884693_4079.jpg
        E aqui de uma normal (tampa de aço):

        Infelizmente não consegui achar foto da pena, mas ela é de aço com a parte de trás banhado a ouro, se no caso a pena for de for prata e paládio é o modelo Imperial.

        Abraço!

Deixe um comentário

