O que estou lendo?

“Tudo sobre diamantes”, de Mario Del Rei – Disal Editora.

Confesso ter comprado esse livro por dois motivos: o tema e o preço (R$10,00). No caso do tema, independente da condição financeira, é sempre um espetáculo ver uma jóia com ou sem pedras, e ainda imaginar o trabalho que dá confeccionar uma.

O grande problema é que não imaginava a complexidade do tema relacionado às gemas e aos minérios…quão trabalhoso e detalhado é a arte de escolher uma gema e torná-la uma jóia.

O livro é para iniciados, pois trata de disciplinas um tanto complexas, como critalografia (que Engenheiros Mecânicos se atém a Metalografia), espectro de cores, componentes químicos contidos (incrustados ou dissolvidos), lavra, etc…

O grande problema da edição é a ausência da edição de alguém que conheça o mínimo de edição. Ao longo dos capítulos vemos letras de tamanhos distintos, parágrafos com diferentes afastamento, além de recursos do Microsoft Word muito adotados por amadores (frases com Italico, Negrito e Sublinhado ao mesmo tempo). Sem esquecer de figuras e fotos mal diagramadas.

Mesmo tendo 223 páginas, o conteúdo é enorme. Se tivesse sido impresso ao menos com fonte 10 (original é 8), teria certamente mais de 300 páginas.

Um lembrete: esse livro, como qualquer outro, não me faz um expert.

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s