Museu Histórico Abílio Barreto

De tempos em tempos você tem a vontade (ou necessidade) de ter alguma atividade cultural, saindo um pouco da rotina de shopping center, etc. Foi com esse intuito que abri o guia turístico de Belo Horizonte, no c’pítulo de museus, e li sobre o Museu Histórico Abílio Barreto.
Esse museu fica próximo à minha residência, o que facilitava sua visita pelo simples motivo de não querer dirigir e procurar vaga para estacionar. Além disso, quando você caminha, sua percepção aumenta e você começa a descobrir algumas peculiaridades do local, impedido pelo ato de dirigir responsavelmente.
Nesse dia, 3 exposições estavam disponíveis aos visitantes, que ao meu entender, muito interessantes para um museu vazio. Não posso garantir que o mineiro não goste de museus; acho eu que o motivo de tão poucos frequentadores se deve às férias escolares e as famílias estarem viajando juntas. Torço para que em março o movimento aumente…

Exposição 1: “Em volta dessas mesas, uma cidade – Bares como lugares na história de Belo Horizonte”

A temática é clara: bares. O mineiro mesmo diz que como não tem mar, tem bar. Rico em acervo disponível de colecionadores, apresenta vários itens que percenteram a bares classicos da cidade, como máquina registradora, apoio de copos, etc.

As fotos a seguir são de baixa qualidade, porque é proibido nesse ambiente tirar fotos com flash.

Só faltava ter bala juquinha dentro!

 

Apoio de copos

 
 

Caixa registradora

 
 
Nesse momento destaca-se a importância da música na cultura dos bares de BH. O clube da esquina e outros artista mineiros frequentavam os bares da região, enriquecendo o ambiente.
 
Radio Mullard
 
 

TD Garrard

 
 
Continua…
 
 
 
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s