Digital vs. Analógico

Hoje estou com preguiça para escrever um texto grande, principlmente porque não quero escrever um grande texto. Soma-se a isto, a dificuldade dos últimos dias de conectar-me a internet, pelos mais variados motivos.

Nesse post vou colocar em um embate os dois tipos de tecnologia adotadas, a do passado e a do presente. A do futuro, se soubesse, a usaria para apostar na mega-sena.

Vamos lá?

1 – O e-mail vulgarizou a mensagem e trouxe à reboque os erros de português e gramática. Cada vez mais temos adolescentes com uma letra horrorosa, indecifrável. Lembro bem que os professores de matemática tinham as letras mais bonitas escritas no quadro-negro; além de uma linha reta traçada sem uso de régua. Escrita 1 x 0 Oulook;

2 – Quero saber como você faz para gravar o seu programa preferido de tv? Assina Sky HD? Haja dinheiro. Quando você usava com o maior orgulho o VHS, tinha qualquer besteira gravada. Ok, ok… você busca tudo do youtube, né? Tudo mesmo? Duvido. Além disso, se você fizer a cagada de apertar a tecla REC durante uma reprodução, o você só perde aqueles 2 segundos. Agora: aperta o DELETE e veja o que acontece? Recupera o arquivo, machão! VHS 1 x 0 Mpeg

3 – A midia analógica funciona a qualquer momento. A digital, quando os “astros” convergem a favor. Mas quando os dois funcionam e comparamos equipamentos similares, o digital tá uma goleada na praticidade e qualidade final. A fita k7 depende de ajustes, o lp depende que esteja limpo…Além de que o CD/DVD nivela aparelhos ruins e bons, sendo o mesmo com a gravação. Digital 1 x 1 Analógico.

4 – Quantas vezes você foi revelar o filme e o balconista diz: “foram reveladas 10 fotos do filme de 36”. Delicia, não? Pagou por um filme e jogou fora 2/3 dele. Qual o motivo? Máquina ruim, falta de habilidade do fotógrafo, erro na colocação do filme, filme mal-conservado, etc. O custo de uma máquina digital reduziu drasticamente, tornando-o acessível a todas as camadas da sociedade, além de ter perdido espaço como item cobiçado pelos ladrões. Tekpix 1 x 0 Olimpus Trip

5 – Todos conhecem o poder de um carburador, num Fusca ou num Opala. Simplicidade no funcionamento e razoável confiabilidade. Mas a injeção eletrônica acabou com os “mechanicos” e “entendidos” em mecânica. O ar ficou melhor de respirar. Você gasta menos combustível por quilômetro rodado. O carro liga quase imediatamente e funciona estavelmente (não precisa esquentar mais!!!). Injeção 1 x 0 Carburador.

6 – Fazem 10 anos que assistíamos uma cena de tv com 320 linhas de resolução. Hoje, pelo menos 780 linhas. As tv’s ficaram mais leves, mais econômicas, eficientes, práticas, leves, em suma, melhores. LED 1 x 0 TRC

Vamos fazer as contas?

Analógico 3 x 4 Digital.

Esmagadora ou apertada, a enquete vai variar conforme a paixão pelo tema e pelos mais variados temas a discutir. A vitória do digital não está garantida, muito menos o analógico será abandonado.

 

Anúncios

Uma opinião sobre “Digital vs. Analógico

  1. É verdade, é verdade… Eu usaria a tecnologia digital para gerenciar um sistema complexo, como um automóvel. Para reagir a mudanças de parâmetro, o analógico independe de consultas ao processador, é quase istantâneo. Mais ou menos a diferença entre um almofadinha e seu cão, na hora de saltar para trás, quando um ônibus desgovernado invade a calçada; o cão não pensa no que está acontecendo, ele corre.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s