Eletrodomésticos antigos, parte 2.

Continuando a série de posts com tema “eletrodomésticos”, hoje falaremos de um que 100% das resisdências na década de 50 a 80 tinham: a batedeira.

Talvez seja um dos menos versáteis eletrodomésticos que existe, talvez atrás somente da máquina de costura:

1 – É utilizado basicamente para bater massa de bolo, tortas e pudins. Não serve para fazer uma vitamina;

2 – Normalmente quem cozinha um bolo ou torta é a mulher. Se hoje a mulher libertou-se quase totalmente do homem, foi à luta e decidiu trabalhar, sobrou pouco tempo para cozinhar;

3 – Baseado no item acima, poucas meninas que se tornaram mulheres cozinham nos dias de hoje. Isso porque cresceram com mães que já cozinhavam pouco, consequência do início da emancipação feminina em curso;

4 – O culto ao corpo faz com que as mulheres que perseguem a silhueta magra (o que não significa saúde!), fazem menos bolos e tortas, mesmo que adorem cozinha. Há uma tendência a execração dos confeitos e seus efeitos…

Batedeira Arno

 

Esse também é mais um eletrodoméstico que não teve alterações durante décadas. Os movimentos, as velocidades e os batedores são a base para panificação e docerias. Esses parâmetros não alteram, porque o fermento e a farinha não mudaram…

Curiosamente, as fábricas ofereciam mais acessórios que itens de série. Para ter um pouco mais de conforto, era obrigado a desembolsar mais dinheiro para ter a base da batedeira e utilizá-la com mais conforto. Esse exemplar não possuia a base e os batedores, só esse modelo.

Esse eletrodoméstico, felizmente, não precisa de restauração. Todo em plástico, não precisa de pintura, sequer manutenção.

Aliás: 3 velocidades é o suficiente. Pra quê mais?

Anúncios

2 opiniões sobre “Eletrodomésticos antigos, parte 2.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s