Óculos de sol (e não óculos escuros!)

Como sabem, sou fã de itens vintage e alguns itens antigos. Não é tudo que me satisfaz para compra como objeto de desejo; mas sim tudo que é design para itens funcionais.

Nunca tive a intenção de ser arquiteto ou designer, mas sim engenheiro mecânico para entender como as coisas funcionam, porquê funcionam e o trabalho realizado. A beleza das coisas, sou apreciador e entusiasta somente, estudando sempre que possível, mas nunca me arriscando a desenvolver um item presunçosamente belo. Como sempre ouvi: “a casa idealizada por um engenheiro é feia de doer mas aguenta um prédio sobre a estrutura!”.

Algumas pessoas conseguem conviver em sociedade fazendo uso e aplicando no seu dia-a-dia a cultura do 60 e 70, tendendo, por vezes, ao ridículo. Calça boca-de-sino, suiças (mais conhecidas como costeletas), capanga (carteira de couro de dimensões continentais) e camisa de cetim, para mim, já eram feias na época; hoje então…

Mas é possível hoje estar antenado com as “tendências” (ô palavra nojenta) fazendo uso rotineiro de vários itens vintage. Andar de Dodge Dart (???), usar uma caneta Parker 51, ver as horas num Omega Constellation e, ainda, proteger-se do sol (aos fotofóbicos leitores) usando um Ray-Ban Aviator.

Ícones são, por definição, vem do grego “Eikon” que significa imagem, e de acordo com a definição semiótica de Charles S. Pierce, “ícones são signos que se relacionam com seu objeto por semelhança”. (http://everaldo.com/br/blog/?p=3).

Recentemente vimos a popularização da marca Ray-Ban, principalmente depois que passou das mão da Bausch & Lomb (americana) para a Luxxotica (italiana). Em si, o design manteve o mesmo, mas com pequenos toques italianos nos detalhes. Para alguns, a qualidade final e resistência dos produtos diminuiram, o que é uma pena.

O modelo mais copiado da marca supracitada é o Aviator, que erroneamente o chamam assim para os modelos irmãos (shooter, outdoorsman e wings) por pura falta de conhecimento. Lentes das mais variadas cores e armações dos mais variados acabamentos, está no rosto da maioria dos brasileiros (mesmo que falsificado). Outras marcas fazem uso do desenho “aviator” para seus produtos, o que não os faz menos bonitos e mais baratos:

Esse é um Gucci, ícone na moda de roupas e acessórios. O exemplar “light havana” foi adquirido numa viagem dos meus pais a NY na Sunglass Hut (hoje aberta no Shopping Fashion Mall, em São Conrado – RJ). O modelo foi um acerto no escuro, pois tinha encomendado um Persol PO 649 SM, modelo icônico usado pelo Steve Macqueen no filme “Crown, o magnífico”. Na hora, eles fizeram confusão e trouxeram outra marca e modelo, mas que agradam igualmente.

O 2o. modelo mais falsificado é o Ray-Ban Wayfarer, imortalizado em vários artistas (e no John Kennedy também). Apesar de possuir hoje diversos acabamentos (mais para mocinhas e fãs do Restart…), o clássico “Tortoise” empata em vendas com o de armação preta, independente das cores de lente.

Esse óculos é o segundo que possuo, pois o primeiro apresentou um empeno na dobradiça impedindo o uso. O modelo, comprado a 12 anos, ainda é americano, o que o faz mais valioso para quem negocia. Não é para qualquer rosto, principalmente porque existem modelos masculinos e femininos: o masculino tem formato em “v”, enquanto o feminino tem formato “^”.

Esse óculos foi herdado pela minha esposa, que faz uso com muito gosto. Semelhante ao modelo RB3447, possui lente verde adequados a quem usa lentes de contato.

A seguir, vem um projeto o qual estou desenhando: um modelo Caravan. Essa armação é herdada do meu pai, que possuia lentes de grau multifocais. Nesse caso, será transformado num Caravan, com lentes verdes ou azuis (a decidir), tendo acabamento dourado / shadow chrome (a decidir):

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