Uma bicicleta pode ser vintage?

Início da década de 80.

Nessa época, em torno de 10 anos de idade, eu ainda andava de Caloi Berlinetinha, verde, aro 10. Já estava ficando pequena pra mim e merecia algo melhor.

Num dia, eu e meu pai fomos à Bicicleta Amazonas, na Rua Barão do Amazonas, Centro – Niterói, para comprar uma bicicleta nova. Lá ele escolheu a maior novidade da época: uma Caloi Cross! Vermelha, guidão preto, pesada como chumbo, saí de lá contente da vida. E meu pai saiu de lá com uma bicicleta nova, vermelha, aro 28: Peugeot

Essa bicicleta ficou com ele por muito tempo, enquanto eu tinha ainda a minha Caloi Cross. Lembro bem de outros meninos andando de Caloi Nylon (rodas raiadas de Nylon), Aero e outras com a metade do peso da minha. Guidão e Canote Cassola, manete e manicoto Dia Compe, tudo isso era o meu sonho de consumo. Longe…

Quando cresci, vendi a cross e fiquei usando por um tempo a Peugeot. Trocando os pneus, banco, sapatas de freio, tudo aquilo que fazem a bicicleta andar e parar. Na troca dos pneus, por exemplo, os para-lamas não cabiam mais. Ou seja, saca fora!

Depois, meu pai comprou o que chamaríamos de “Mountain Bike”, 2a. linha da Trek. Não por ser segunda linha, mas a postura de pilotar e a dureza do conjunto todo a torna uma das bicicletas mais desconfortáveis que andei. Durou 5 anos na minha mão. Até que foi muito…

Enquanto andava de Trek (ou Star Trek) a Peugeot ficava encostada em Cabo Frio. Surpreendentemente, não enferrujou nem deteriorou com a maresia de lá. Só como referência, ele possui quadro duplo galvanizado. Você quer mais?

Quanto ao visual, nem reclamo. Se ela parece com um Rat Rod, bem podrão, melhor. Só assim não chama atenção de ladrão.

 

E porque não chamar de companheira, de todos os caminhos da cidade?

2 opiniões sobre “Uma bicicleta pode ser vintage?

Deixe um comentário

