Retorno ao estaleiro

Faz algum tempo que preciso fazer algumas coisas no meu Dodge. O maior problema não é como ando ou conservo; as peças naturalmente sofrem com a presença do oxigênio, comprometendo os estado geral de alguns componentes que sequer haviam sido trocados em seus 39 anos de vida.

Isso começou quando decidi colocar um líquido de limpeza do sistema de arrefecimento. Meu pai comprou o produto da STP achando que era aditivo. Dessa forma, ele me passou adiante para que usasse como bem entendesse. A minha motivação foi tentar fazer com que a válvula termostática funcionasse com maior regularidade. Essa cismava em prender e aquecer o motor, mas nunca passando do limite seguro.

Ao usar, deixei mais tempo que o prescrito no rótulo. Consequência? Selos do bloco do motor começaram a chorar (e eu também)… Se não fosse o caso de serem os do lado da embreagem, me forçando a retirar o motor para substituir todos os selos.

Aproveitando a oportunidade, vou trocar a junta do cárter e das tampas de tucho; também o óleo; por que não pintar o motor na cor original? substituir as mangueiras? o cabo do aterramento do motor? o platinado (que nunca troquei)? e se a embreagem estiver nas últimas? sangria do freio? tubulão de descarga começando a furar? alça do caput com mola? trava do trambor traseiro esquerdo? e o ar condicionado, vai fazer?

A lista é grande e a mão-de-obra também. Comprar as peças aos poucos é a receita para não sentir a dor de desembolsar tanto dinheiro.

Essa lista é só daquilo que pensei sem desmontar o motor ou outro item que apareça de surpresa.

Eu destesto surpresa…

Uma opinião sobre “Retorno ao estaleiro

Deixe um comentário

