AKAI AA5210 finalmente funcionando!

Finalmente pus o Ampllificador AKAI AA5210 para funcionar. Levei esse tempo todo para usá-lo pois não tinha tempo nem espaço suficiente para testar e desfrutar. Para fazer isso em casa, deveria desligar minhas caixas do Sansui, tarefa árdua pois não tenho acesso fácil.

Como estou morando em BH, adquiri novos móveis de sala, pagos em 10x nas Casas Bahia. Para onde moro e com o objetvo que foi proposto, está de bom tamanho. A estante adotada é pequena, mas grande suficiente para guardar meus CD’s (alguns mais recentes), os aparelhos em si e alguns livros.

O setup é muito simples, com a promessa de upgrade em breve. Em si, estou usando um aparelho de DVD marca Principal (conhece?), cabos IXOS Ingleses (nunca utilizados e comprados em Munich/Alemanha pelo meu irmao), receptor SKY Digital (não é HD) e caixas AIWA.

1 – O aparelho de DVD tem dupla função: assistir DVD e ouvir música. Sem pretensão audiófila. Funciona razoavelmente, era usado como fonte para gravação realizada no DAT e no MD, pois possuem saídas Digitais Toslink e Coaxial:

2 – Cabos IXOS para interconexão do DVD e DIY (Tiaflex+Santo Angelo) para intercnexão do receptor da SKY:

3 -O Amp AKAI funcionou como esperado: suave e preciso nos controles. É claro que não pude ainda aumentar o volume devido às caixas que estou usando. O técnico avisou que ele trabalharia um pouco quente, mas nada foi observado ainda. Suas dimensões e potência são o ideal para quem mora em um apartamento < 40m2:

4 – Caixas AIWA, cedidas de um micro-system do meu pai. Elas são pequenas o suficiente para serem transportadas em uma viagem de 5 horas sem comprometer o espaço no carro. Além disso, ganhei outras caixas acústicas que serão devidamente personalizadas para ter maior performance, comparadas à original.

Essas caixas do AIWA são full range, configuração que me agradou muito desde que ouvi umas Tannoy DCS-8 no Hifi Show de 2010 (sem comparação, claro!). Com essa característica, os instrumentos de sopro são mais evidentes sem exagero. Ainda mais que quase não trouxe CD’s de rock…

Alguns poderiam exclamar: “nossa, usando um amp vintage com caixa de micro-system!”. Nem sempre nossa $ituação financeira está favorável para aquisições. Eu ainda prefiro usar essas caixas do que ouvir música no headphone.

Em breve, mostrarei as caixas que ganhei e o início de sua transformação. Aguardem!

3 opiniões sobre “AKAI AA5210 finalmente funcionando!

  1. Olá Amigo;

    Pelo que vejo, o aigo gosta desses “trecos” anos 70 e 80…eu faço a restauração, mas até hoje, quando abro, fico arrepiado pela quantidade de fios, capacitores e filtros…. essa foi a última geração de aparelhos feitos para durarem, depois desses, só sucatas e, hoje em dia “hechos in China”, como publiquei em meu blog…e pior, os chineses pensam que falamos espanhol….hehehehe
    Cordial Abraço e parabéns pelos trabalhos.

    Curtir

    • Por isso ainda prefiro os aparelhos de circuito discreto das dcadas de 70/80. A sonoridade me agrada, bem como o design.

      Uma das coisas mais bonitas adotadas nesses aparelhos (e que cairam em desuso) so os VU’s de ponteiro.

      Forte abrao!

      Curtir

  2. Faaaala, companheiro! Vi um post seu no HTForum sobre gravador de rolo. Você tem o contato de um técnico de confiaça no Rio? Tenho um Akai 1721W que não dá sinal de vida no in e out.
    Abraços e parabéns pelo blog,

    Curtir

Deixe um comentário

