O que eu estava lendo.

“1000 Pin-up Girls”, da editora Taschen

Esse livro mostra um ícone da década de 40~50, que são as “pin-ups”. O termo refere-se ao que chamamos de “posters”, impressos pendurados nas paredes que tanto conhecemos em oficinas.

O apelo é de meninas (ou nem tanto), donas de casa e outros tipos de mulheres que se encaixam no perfil sou-tímida-me-insinuo-para-os-homens-mas-não-sou-virgem. Há uma sensualidade sem vulgaridade, o que não significa que naquela época não existisse.

Este exemplar foca apresentar as pin-ups de revistas, fotonovelas e afins, e não fotos dos internos. As capas, como em muitos periódicos, é mais insinuante do que o que há lá dentro, mas mesmo assim não desmerece o mito que foi criado.

Traduzido a contra-capa: “Olhar essas imagens é relembrar uma época em que tirar a roupa era um gesto forte, onde o mero fato de uma mulher estar nua ser uma aventura.”

Atualmente existe um revival das pin-ups, mais associados a um grupo que também revive essa época, tem hot rods, ouvem rock-a-billy, vestem casaco de couro + camisa branca + denim stone washed, fumam MUITO cigarro e bebem à vontade. Se são selvagens, violentos e promíscuos, parece-me lenda urbana.

Incluo nesse tema o episódio de Rides, da Discovery Channel chamado Burbank Choppers. Eles são exatamente como descrevi acima, elas idem e os carros…assistam para descobrir!

Anúncios

2 opiniões sobre “O que eu estava lendo.

  1. Sim, havia vulgaridade na época, só não era glamourizada. Me vem à mente uma pergunta, qual a diferença entre as garotas pintadas da época e as mulheres photoshopadas das revistas de hoje? Quase nada do que se vê em uma revista é de verdade.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s