Equivalência de peças para Dodge

Vocês já devem ter visto esta lista ou compilação delas pela web. Alguns dos criadores são pessoas renomadas que sabem o que falam e escrevem; outras são copiadoras, como eu. Nesse caso, vou acrescentar com comentários meus. OK?

EQUIVALÊNCIA DE PEÇAS:

O ideal mesmo é utilizar peças originais ainda disponíveis no Brasil e no exterior. As peças no exterior são equivalentes ao Dodge Dart 69 americano. Você também pode procurar(no caso das borrachas das portas e vidros, por exemplo) pela denominação A-Body. Tente lojas como a Summit Racing, PG Classic ou Classic Industries, entre outras.

Nota do editor: sempre que possível compre peças nos EUA. São novas e de melhor qualidade do que as antigas.

Motor:

  • Selo d’agua do bloco do Motor 318: São 9 de 41,5mm de diâmetro e 5 menores de 32mm. Os do opala que ficam no lado esquerdo do bloco são iguais. É só pedir o do opala tamanho médio, ou pelo tamanho, 41,5. O pequeno é o do Perkins, no cabeçote.
  • Gaxetas (ou retentor traseiro): tira o motor fora e coloca o vedador acrílico das Cherokee V8 ou Dakotas V6/V8 (o kit da Felpro já vem com um retentor)
  • Correia do alternador/bomba d’água: Dayco (cod. 10A1175C). Aplicações: Ford Corcel/Corcel II/Belina 69-83/Del Rey CHT 1.6 81-93
  • Camisas de cilindro: Usa-se a da D10, e manda o torno fazer um trabalho de usinagem até dar o tamanho correto.
  • Reparo da bomba D’água: mesmo reparo da bomba D’água do motor Mercedes 1113 (leve o original para conferir). A bomba original é a URBA UB 0300, que pode ser encontrado o reparo ainda nas lojas (UR1313RL).
  • Vedador de válvula: Chevrolet Brasil
  • Cabo de acelerador: Fusca
  • Filtro de Ar: Ford F-4000
  • Filtro de óleo: Grande:  Kombi Diesel / F-1000 (FRAM PH2683 ou PH2821C)
    • Pequeno: Tempra
  •  Cebolinha do marcador de temperatura do painel: Motores de caminhão VolksWagen
  • Velas: Champion (F11YC) ou NGK (AP5FS / AP6FS) ou BOSCH (DB9): sempre preferi a NGK, que usa o mesmo modelo para os Ford “Y-block” 272 e 292.
  • Tampa de óleo: Jeep
  • Válvula termostática: Pode-se optar pela válvula utilizada no Corcel II a álcool, que abre a 82º graus e pode ser instalada com facilidade na mangueira do radiador.
  • Carburador DFV: Opala 6 cilindros (menos o pistão injetor). A maioria das peças p/ o carburador DFV são compatíveis ao carburador Weber 446 utilizado no Opala 6 cilindros. Existe uma diferença no pistão injetor quanto ao eixo, porem, o que poucos sabem e que a parte do injetor em si é desmontável e pode ser colocada no eixo do injetor do DFV.
  • Bomba de gasolina: Carter ou Kobla do Ford 272 ou 292. O do 302 parece muito mas tem haste menor, que não é acionado pelo eixo.

Transmissão:

  • Cruzetas: Kombi, C-10, F1000
  • Sincronizadores e juntas da caixa 4 marchas: Chevrolet C-10 4 marchas.
  • Diferencial e suas peças: C-10 (depende da marca, Braseixo ou Dana)
  • Retentores do pinhão e dos semi-eixos – C10 (diferencial Braseixo e Dana)
  • Rolamentos dos semi-eixos – C10 (Braseixo)

O item abaixo foi corrigido conforme comentário de um visitante:

  • Disco/Platô de Embreagem: C-10 (SACHS – referencia 5488) / Platô SACHS referencia 1329 – São para GMB A10, C10, A14, A15, Veraneio, Pick Up até 1985). Em alguns platôs, em alguns câmbios, as pontas do diafragma roçam na ponta da guia do colar, mas é coisa pouca. As vezes tem que tornear a ponta da guia do colar, a moringa e encurtar ela uns 8 milímetros. 
  • Rolamento: FAG 526.468 (F-4000 até 82)
  • Hastes do gafanhoto: A-10 e C-10 até 85 (apesar de 1/2 polegada menor, aguentam bem mais o tranco que a original e encaixam como uma luva).

Suspensão / Freios / Direção / Rodas:

  • Correia da Direção Hidráulica: Contitech (cod AVX10x950). Aplicações: Alfa Romeo, Elba, Uno, Prêmio, Fiorino Pickup, Verona, Escort. Pode ser também colocar uma correia tamanho A-35, que compra-se em casa de ferragem porque são para máquinas.
  • Pastilhas de freio: Opala antigo
  • Reparos de freio (dianteiro, com pistonetes): empilhadeira Link (Reparo Varga – RRFD0011.7)
  • Reparo do cilindro de roda traseira: Monza 82 – Varga
  • Reparos de freio (só borracha/disco): pistão grande:  Opala, pistão pequeno: Fusca
  • Flexíveis do Freio Dianteiro: Ford Pampa 4×2 / Ford Corcel
  • Amortecedores dianteiros: Ford F-1000 (Cód. RS999214 ou 27303 Monroe => F1000 4×2 92 em diante / F1000 4×4 93 em diante) Se for mais antigo, você tem que retirar um pouco de material da cabeça do amortecedor para ficar bom.
  • Amortecedores traseiros: Escort SW (Cód. 27097 Monroe – traseiros) ou Kombi (Cód. 38019 Monroe – traseiros)
  • Bucha da barra estabilizadora: Ford Escort
  • Rolamentos de roda dianteiros: Corcel / Kombi / Opala
  • Porcas de roda: F-1000 (rosca direita)
  • Buchas das bieletas: Kadett
  • Buchas superiores da balança: Palio. Uma eterna fonte de problemas é sempre bucha de balança. As de baixo não tem jeito fácil mas as de cima, segurem essa: Antes de explicar tudo entendam que a bucha superior do Dodge recebe e trabalha com muito pouca carga, ao contrário da de um carro moderno tração dianteira que tenha apenas 1 tensor e apenas 1 bucha de balança por lado, como é o caso do nosso doador, Fiat Pálio. A bucha de balança do Fiat Pálio cabe muito bem com 2 pequenas mexidas, e custa a bagatela de 7 reais. O que tem que alterar: o furo dela é de 10mm e o parafuso com excêntrico da balança superior do Dart é 7/16 (tem que conferir porque essa minha memória de ancião é triste e eu posso estar enganado) portanto o 1′ passo é arrombar o furo central pra medida do parafuso do Dart. 2º passo é que a bucha é mais comprida do que deve, pra ela ficar certa precisa cortar um pouco do lado que é mais fina o suficiente pra que o tubo central não passe do tamanho do tubo externo. Só isso, faz em 3 minutos em qualquer torno. Se não tiver torno ou não souber fazer, qualquer torneiro faz. O diâmetro externo da bucha do Pálio é idêntico a da original do Dart, de modo que nenhuma outra alteração se faz necessária.

Eletrica:

  • Faróis para Charger/Magnum/LeBaron : Brasília
  • Dodge Dart:  Opala / Chevette
  • Motor de partida (arranque): Dakota V6
  • Regulador de voltagem: Corcel
  • Alternador: Qualquer wapsa com regulador eletronico embutido serve.
  • Cabos de Vela: Usar dois jogos de Chevette.
  • Conjunto para ignição eletrônica:  Módulo MSD 6A, o distribuidor MSD BILLET, uma bobina MSD SS COIL e cabos de velas MSD. Conjunto perfeito e ficar excelente pra andar.
  • Bóia do tanque 107 litros: C-10 fica perfeito na furação e com a junta do fusca. Precisa acertar a resistência da boia para ficar compatível com o marcador do painel. A original ainda é vendida na internet.

Interior e acabamento:

  • Borrachas de porta: Compre um modelo “pe-de-galinha”, por metro, em qualquer casa de borrachas.
  • Borracha do porta mala: 2 jogos da borracha tampa do motor da Brasília
  • Cabo de velocímetro: F-1000 (não serve para Dodge automático)
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103 opiniões sobre “Equivalência de peças para Dodge

  1. Nunca foi equivalente embreagem de Dodge 318 e C10 .Primeiro porque são dois sistemas compelatamente diferentes nos Platôs , segundo porque o disco de embreagem do Dodge tem 270mm , pois o volante do motor do carro em questão é maior que o da C10 ,terceiro porque o balanceamento do conjunto nada tem a ver …

  2. boa tarde, as orientações das peças de reposição esta bem esclarecidas. parabenizo todos.gostaria de saber sobre o hidrovak dos dodge 1978 equivalem a que carros nacionais.

  3. Boa tarde! Gostaria de saber se da pra usar o kit de embreagem da c10 na dodge dakota v6 1999, ou se o colar do dodge dart e igual ao da dakota, desculpe pontuacao, o not e americano.

      • amigo, o colar não é o mesmo da C10 nao. Troquei esses dias a embreagem. A embreagem plato e disco é plug and play. Porem plato e disco da C10 levemente menor a pista. Mas roda bem. O colar é de F1000. So comprar rolamento FAG sacar e colocar o novo. file!!

      • Quanto ao cabo eu comprei o cabo do acelerador de Brasilia que uns 2m e pouco(depois de passar o cabo, cortar as sobra), solda a ponta na ponteira(puxador do dodge) com solda amarela de preferencia e conduíte de bicicleta. Eu fiz assim essa semana e ficou perfeito.

  4. olá pessoal, parabéns pelas dicas… por acaso tem alguma peça equivalente para o interruptor/cebolinha do óleo do motor dodge 318? abraço

  5. olá pessoal…. só pra dizer que recondicionei minha embreagem, peguei o platô da F4000, o rolamento do galaxye e refiz o disco original… ficou muito bom… abraço

  6. Estou procurando a pestana horizontal para a porta do motorista de um dodge dart 72 de 4 portas (acabamento entre a porta e o vidro). Alguma ideia de alternativa ou onde encontrar?

  7. no Dodge 1971 com freio tambor nas quatro rodas, qual equivalência dos cilindros de roda dianteira vão dois em cada roda, e o cilindro mestre, o meu tem o hidrovácuo Janco, há algum reparo?

    • Para o tambor dianteiro não tenho resposta pois nunca vi um para reparar. Mas perceba que, se um dos cilindros for igual ao traseiro, ainda é possível encontrar nas lojas. Para o hidrovácuo, serve o do opala.

  8. Cilindro de roda traseiro do Dodge serve também o do Tempra, é plug`n play. Apenas o parafuso que vá segurá-lo no espelho do freio tem que ser de milímetro pois encaixa no cilindro já que o do Dodge é de polegada. Use o comprimento do que está no lugar para modelo o resto, inclusive tubulação de fluído é só parafusar, idêntico.

  9. Nos Dodges de 69 até 72 ou 73 com cilindro mestre simples que tem o reservatório junto, todo de metal, a equivalência do Toyota Bandeirante de 66/79 ainda fabricado acha em lojas de peças para Jeep.

    • Célio, se forem os retentores de válvulas, normalmente ele não enfumaça andando. Peça para alguém te acompanhar em outro carro e num determinado momento reduza a marcha e pise mais fundo. Se enfumaçar não é retentor e sim desgaste nos cilindros e segmentos. De qualquer forma avalie se vale a pena mexer: um consumo de 1 litro de óleo em cada 1.500 Km é um limite do aceitável.

    • Colega:

      Rolamento é normalizado, com medidas adotadas por todos os fabricantes. Pegue seu rolamento e vá até a loja de rolamentos. Caso seja uma adaptação, vá com as medidas necessárias que no catálogo será escolhido o melhor modelo.

  10. tenho um magnum 79 e p reparo do cilindro mestre estragou… o meu cilindro mestre é o varga que tem a saída na lateral para o sensor de pressão que alimenta a luz indicadora no painel. Alquém sabe onde posso encontrar? Obrigado

  11. Galera a equivalência do cilindro mestre e do hidrovaco e compatível a da d20 antiga , você só tem que fazer uma flange que é muito simples e um cano no meio de 2 chapas cada chapa tem 4 furos pra dar o encaixe dos parafusos e o cano no meio e para passar o cabo extremamente simples, fiz no meu ficcou parecendo abs kkkkkkkkkkkkk , espero ter ajudado um aabraço a todos os dodgeiros

  12. Tenho duvidas com relação a algumas coisas.

    1 – tem pistão “alternativo” para dakota 3.9 v6 00/01 – medida 0,50

    2- embreagem , tem alguma que se encaixa – compativel

    desculpa as perguntas, fico no aguardo.

  13. Essa equivalencia de amortecedor traseiro da Kombi não dá certo. Comprei e então meu mecânico colocou os dois lado a lado, o amortecedor traseiro do Dodge e o da Kombi. O do Dodge é tão maior que ele totalmente fechado fica do mesmo tamanho do da Kombi totalmente aberto. Resultado, perdi o dinheiro pois comprei no Mercado Livre e o vendedor não aceitou devolução pois eu estava fazendo uma gambiarra.

    • O da Kombi 97 em diante, código Monroe 54437 fica mais perto do necessário, pois tem 59 centímetros aberto, diferente dos 39 centímetros aberto do modelo sugerido no post. Mas ainda assim não são os 62 centímetros aberto do amortecedor original do Dart. E tem que mexer nas buchas pra deixar elas com furos maiores.

  14. tenho uma dodge dakota rt. preciso substituir os semi eixos traseiros. alguem sabe sobre alguma equivalência. me parece que é um dana 44-4 6 furos. mas não estou encontrando por esse código. quanto aos rolamentos e retentores são os mesmos da c10 ou d20, rolamentos código f45087.

  15. quanto as Dodge Dakotas V6 e V8, Nacionais, montadas apartir de 2000, vinham com Eixo Cardan DANA 44-4( OS MESMOS DO DODGE VIPER e D20), as pontas de eixo eram fabricadas pela Dana Spicer código 48645-3 (traseiro direito) e 48645-4( traseiro esquerdo). A Dana Spicer não fabrica mais. Os Dakoteiros estão sofrendo quando precisam destas peças. Alguem sabe como consegui-las?

  16. Dica bacana pra cilindro de roda traseiro. Use os da Reneault Trafic que se encaixa como um luva apesar de ser um pouquinho menor que o original. Isso pq o sistema de freios traseiros do Dodge é herança da Simca. Leve o original na compra e compare.

  17. Olha eu tenho dodge a 25 anos, sempre quando ia comprar levava a peça antiga e o balconista me acha uma igualzinha porem d outro carro, mas saliento que tem q ser amigo do balconista, nao diga que é d dodge, além de nao procurarem, podem cobrar mais caro, diga que é de seu tobata do cambo.

  18. Bom dia.
    Estou precisando da bomba da direção hidráulica da Dakota ano 2000 3.9 V6.
    Alguém pode me informar se existe alguma modelo equivalente? ou aonde posso achar?

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