Sonho de consumo – Café Racer

Achei esse blog por acaso: http://daikoube.blogspot.com/search/label/Duas%20Caras%20Cycles

Ele tem uma essência que, para mim, é básica: nudez.

Não estou falando de nudez feminina, na qual adoro; falo na nudez, no cru, do despido, do simples, do básico, do inventivo que são as motos Café Racer.

Para alguns que não conhecem, as Café Racer são motos conceituais inglesas, que eram construidas/montadas como os Hot Rod’s, ou seja, livre de adornos e pesos extra, incitando a criatividade no uso de componentes diversos.

O termo Café Racer  vem de que os jovens ingleses, frequentadores dos Pub’s encontravam-se e, após algumas canecas de Guinness disputavam corridas rápidas até o próximo Pub ou Café. Quem ganhava pagava a conta.

Assim, estes jovens dispostos a se divertir, correr, conquistar as garotas, montavam motos conforme a disponibilidade de peças e de dinheiro. É muito comum a configuração TRITON, usando quadro Norton Featherbed e motor Triumph Bonneville. Invariavelmente sem os para-lamas dianteiros, escapamento direto sem abafador, quadros pretos, tanque lixado e envernizado ou com pátina, guidão baixo ou Tomaseli.

Essas motos apresentam uma cara muito particular de seu dono, sempre espartano mas com um ar de competição, de que está pronta para encarar um rival no próximo semáforo. O conceito é muito parecido com o Hot Rod, como vocês podem notar.

Essas marcas inglesas, como a Norton e Triumph estão nas mãos de colecionadores, pois eram as mais famosas e, consequentemente, ícones de uma geração. Se você pensava em fazer uma após ler esse post, pode esquecer…

Em compensação, montar uma Café Racer com outras marcas também dão bom resultado, mas não serão mitológicas. Sobraram para você as Rudge, Brough e Brough Superior, Matchless, HRD e Vincent, Royal Enfield (fabricadas ainda na India), JAP e outras que você encontrar. Se você conhecer um pouco da história da moto, perceberá que não tem muito a ver fazer uma Café Racer com uma Honda, BMW, Indian, Ducati, ou seja, com motos que não são inglesas.

Um fato muito importante: não confundam Café Racer com Chopper. Estas são montadas exclusivamente com motor em V ou radiais, baseadas em Harley-Davidson ou Indian, garfos alongados e muita poça de óleo. As Chopper são muitas vezes ridículas no visual e mais toscas do que poderiam ser as Café.

Voce também pode se deliciar neste site:

http://www.scottpommier.com/chasingthunder/

Sonho de garagem…

Anúncios

Uma opinião sobre “Sonho de consumo – Café Racer

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s