1 foto, 2 temas

A foto acima, de tão interessante, insita a escrever sobre 2 temas:

1 – Ela.

Vai dizer que não é uma gracinha?

2 – Ele.

Estou falando da caixa planar Quad ESL 57. A marca citada é um tradicional frabricante inglês, que a muito tempo produz equipamentos acima da média.

Nunca ouvi um aparelho deles funcionando, mas estéticamente, é um dos mais feios que já conheci!

Amplificador Quad 405

O aparelho acima é o menos feio que poderia postar…

Continuando…falávamos das caixas planares da Quad. Esse modelo acima é cultuado por audiófilos do mundo inteiro, possuindo fã-clube e outros aficcionados colecionadores. Pelas descrições lidas durante um tempo, percebi que não é nada fácil reparar uma caixa dessas, pois há, internamente, um amplificador que aumenta a tensão sobre os painéis, podendo gerar centelhas quando não apropriadamente mantidas pelo dono; descrito, inclusive, que é possível à noite observar estas centelhas.

Relatam também como ponto fraco os graves um pouco anêmicos, considerando que esse equipamento é considerado um “open-baffle”, ou seja, não há gabinete para reverberação dos graves – sua sala faz esse papel.

Como pontos fortes, a cristalinidade e o palco sonoro criados, sendo primordial achar a posição correta delas, distância entre paredes e entre o ouvinte. Não preciso nem dizer que você precisa de uma sala com dimensões generosas para posicioná-las corretamente.

OK, tudo bem…mas o que me motivou a conhecer esse aparelho/marca?

Explico:

Numa das minhas andanças por brechós, entrei num desses galpões despretenciosos para ver alguma relíquia. Quando cheguei ao fundo, vi um conjunto de 6 (digo seis!) planares Quad, em excelente estado de conservação. Perguntei ao dono do estabelecimento a história e o mesmo informou que pertenceu a um senhor amante de música que possui um pequeno estúdio em casa. Quando morreu, a viúva (sempre ela) decidiu vendê-los a alguém.

Diante de algumas perguntas, me ofereceu R$600, 00 à vista por todas elas. O preço é uma moleza sem igual; o problema é colocar em casa.

Por isso, escrevo este post inundando minha sala de lágrimas por não poder comprar e desfrutar…

Links:

itishifi.blogspot.com

www.quad-musik.de

Anúncios

3 opiniões sobre “1 foto, 2 temas

  1. Planar é o painel que está defronte à moça de fino trato! Ela não é uma caixa acústica porque não é caixa! É um painel!

    Não existe alto-falante de cone de papel, e sim uma placa fina de aço que vibra conforme o campo magnético.

    Curtir

  2. Coragem, filho! Não se deixes abater pela frustração traumática da prévia perda. Apenas lembre-se que coleção não rima com casa pequena. Planeje, persevere e confie na ignorância vigente, que certamente retardará a aquisição do equipamento.

    E sim, ela é uma verdadeira boneca.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s