Coleção letra “p”, parte 2

Hoje vou falar de um aparelho muito especial para mim: Receiver Philips AH749.

Esse receiver me acompanha a, pelo menos, 15 anos. Comprei-o usado, mas não paguei com dinheiro. Explico…

Esse aparelho faz conjunto com o toca-discos GA 312 e caixas AH 477. O tape, por ser muito ruim, não faço questão alguma de guardar o modelo. Pertencia aos pais de um grande amigo meu, que por força do mercado, comprou um conjunto Sony (muito antes do Muteki…), colocando o AH de lado.

Nessa época, fizemos várias festas de aniversário com ele, com o mais variados tipos de caixa. Posso dizer que tivemos uma equipe de som: chamava-se “The color purple”! Quando aposentado das festas, ficou em segundo plano, sendo usado eventualmente.

Esse mesmo amigo, para ganhar um dinheiro honesto, decidiu montar um curso de informática (família Office) e me chamou para ser professor. Aceitei imediado, ganhando 3/7 da mensalidade do curso. Quando sua mãe me perguntou se poderia ensinar para a irmã dele, aceitei, pois não poderia negar nada a essa altura do campeonato. Em troca, pedi o receiver como pagamento, prontamente aceito.

Philips AH 719

Esse aparelho, além de bonito, é muito bom. Possui uma série de recursos de pré, bem como tem potência razoável ( 35 WRMS)

Eu sempre tive as mesmas caixas acústicas – Polyvox Vox 70s – ganhas do meu primo, que falarei oportunamente. Ligando-as neste receiver, senti que o equilíbrio tonal estava extremamente prejudicado. Os médio sobressaiam assombrosamente, parecendo um carro de pamonha…

Fui obrigado a me desfazer do receiver Polyvox 4180, trocando por um equalizado Cygnus GE400. Você pode se perguntar: porque me desfiz do 4180 e fiquei com o 749. Resposta: estado geral do aparelho.

Assim que adquiri o equializador, instalei e fiquei imediatamente contente com o resultado (não tinha qualquer pretensão audiófila, nem sabia o que significava).

Equalizador Cygnus GE400

Num determinado momento, comecei a entender um pouco mais sobre equipamentos e cabos. Ao mesmo tempo, meu conjunto de cabos de interconexão começaram a apresentar mal-contato, trazendo mais irritação do que prazer em ouvir. Assim, visitando o Sam’s Club, encontrei uma oferta de cabos Acoustic Research AP 031 por R$ 78,00 e decidi comprar 3 pares.

Iniciando a substituição

O resultado trouxe-me enorme satisfação, pois trouxe mais silêncio de fundo, arejamento e cristalinidade do som que ouvia. Para quem nunca tentou trocar os cabos de interconexão para sentir a diferença, não sabe o que está perdendo!

Substituição dos cabos concluída

Esse sistema foi o meu principal por, aproximadamente, 12 anos.

As principais fontes

Uma opinião sobre “Coleção letra “p”, parte 2

Deixe um comentário

