Por quê comprei um v8?

Por que, aos 25 anos decidi comprar um carro 2 anos mais velho do que eu ? A resposta é facil.

Quando criança, meu pai tinha uma caravan 77 2500, com rodas de liga, pneus tornado beta, bagageiro e escapamento kadron. Aquela era a minha referencia do dia-a-dia, pois nos feriados e final de ano, minha referencia era um corcel cupê 72 marrom terracota. Ninguém tinha carros grandes perto de nós, nem amigos, nem parentes.

Um belo dia, meu pai aparece em casa e me pergunta: “Você já andou em carro grande?” . Eu respondi que não. “Então vamos lá!”. Quando descemos, vi um charger dourado, talvez 75, no qual entrei e me afundei no bando traseiro. Este carro era de um colega de trabalho do meu pai que pediu para deixa-lo em casa, pois no dia seguinte ia embarcar. A sensação de imensidão dentro do charger era indescritivel. O barulho que ecoava em seu interior era totalmente novo para mim, que tinha aroximadamente 6 anos. E isso perpetuou na minha cabeça por 19, 20 anos.

Quando tive dinheiro para comprar o meu carro, contactei um colega de faculdade para saber se tinha algo de interessante a venda. E ele oferotu o dodge que era de sua avó, ainda viva, mas que não andava nele fazia tempos. Comprei, e não me arrependo.

Muitos compram um carro pela beleza, mas se esquecem que só se deleitam quando não estão dentro dele, ou seja, no estacionamento. Aí é que mora o perigo. Várias vezes vemos proprietarios que acham o seu carro bonito mas reclamam do seu desempenho. Eu entendia que isto era uma incoerência. Carro é para andar, e não para ser bibelô de estante.

Não acho o dart o carro mais bonito do mundo, nem o mais veloz, mas é o que eu tenho. Um v8 com 65000km rodados e carroceria de 72 é como um senhor que colocou protese e toma viagra toda noite. Vigor com experiencia, “sem deixar a peteca cair”. E aí é que ele tem suas vantagens. Você já tentou subir uma rampa de garagem de shopping tão devagar que a luz do alternador acende? Eu fiz, é um barato. Vai tentar fazer isso com o seu 16v…

Você já contornou a esquina de 3ª sem o motor bater pino ou pedir redução? Eu também fiz. Tenta com o seu 1.3 …

Num estrada, a 60km/h, do dodge 3 marchas está a 2000 rpm. Quando você vai ultrapassar, aperta o acelerador a 50% e o faz com segurança. Se apertar 100%, ele dispara como se fosse no transito de 2ª, de tanto torque que tem. Imagine a 120km/h que ele está a 3000rpm, o motor berrando pedindo para apertar tudo. Isso porque o meu motor está careta, sem comando nem carburação. Além de que em marcha-lenta, ele faz o som característico: “glu-glu-glu”.

Com aproximadamente R$1000,00 em carburador e comando, você passa facilmente dos 200km/h, sem mexer em taxa de compressão (nominal é 7,5:1). Se passar para alcool, “vixe maria!”. O carro 1.8 ou 2.0 precisa desembolsar bem mais para isto, com o risco de ter quebras. Então, continuo com o meu v8.

Isto tudo eu falo porque nunca andei num ford 351, um dodge hemi 425 ou chevy 396 ou 454. Só conheço do 292, 302, 318 e 350, considerados “populares” nos EUA. Na próxima coluna falarei sobre o que existe no exterior

Esta é a essencia do v8 e do motor de alta cilindrada. Só quem dirige pode saber o que escrevo, e ai’, quando experimentar, não vai querer saber de outra coisa.

Experimente com moderação.

Anúncios

Uma opinião sobre “Por quê comprei um v8?

  1. Aliás, deixar na última marcha e esquecer é um artifício que até os donos de Opala 250 utilizam, para poupar combustível. No caso de usar um combustível vegetal, que não o álcool, lamento informar que é um plano a se considerar para um futuro próximo, e isto vale para o mundo inteiro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s