Gravador Playboy

Meu tio Constantino Manoel Pacheco, português, casado com minha tia Edwiges Grecchi, foi sócio de uma confeitaria renomada em Petrópolis, a cidade imperial. Seu comércio chamava-se “Copacabana” e era frequentado pelos nobres petropolitanos e outros nem tanto. Situava-se na Av. Dom Pedro e, salvo engano, defronte ao Obelisco.

Como narrou uma vez meu primo Ricardo, meu tio visitando uma chrrascaria em Botafogo, mais precisamente Rua Voluntários da Pátria (onde hoje é um supermercado Extra) chamada Cachá, percebeu que o lugar tinha som ambiente. O anúncio de TV dizia: “estacionamento e som ambiente”. Achando muito interessante, decidiu imitar o concorrente. Talvez não conhecendo sobre aparelhos (digo isso tudo mesmo não o tendo conhecido) adquiriu um aparelho para realizar tal reprodução: um gravado de rolo. Provavelmente encantado pelas pequenas dimensões, pela praticidade de gravar e desgravar a fita quando quizesse e também por outros atributos descritos pelo vendedor, botou o aparelho debaixo do braço e foi pra casa.

Hoje sabemos o fim da história: deu certo! Meu tio mais um colega gravavam a fita com o microfone próprio, defronte aos auto-falantes do conjunto de som Telefunken, situado na sala. Parece óbvio, mas tudo isso era muito recente, tecnologia apontando no mercado e mais inúmeras variaveis para derrotá-lo.

Tempos depois (talvez 30 anos), meu primo decidiu me presentear com o aparelho, sabendo que gostava de traquitanas. Aceitei com muito gosto e decidi por em funcionamento, levando a uma oficina hoje fechada. Como as pessoas sabem, quando ganho algo de alguém, guardo com carinho e cuido muito bem aquilo que me interessa; caso contrário procurarei alguém que dê valor.

Desde então, o aparelhinho fica em um lugar especialmente criado para ele em minha estante, mesmo um pouco longe do olhos, mas devidamente resguardado.

Playboy

Fechado, com tampa revestida em corino

Funcionamento à pilha "c".

Microfone com controle start-stop.

3 opiniões sobre “Gravador Playboy

Deixe um comentário

