Canetas

Colegas:

Confesso que gosto de estudar um pouco sobre tudo, para enriquecer meu vocabulário, para não ser enganado, para ajudar alguém em situação difícil.

Mas sobre canetas não sei muito. Alguns podem até dizer: “mas uso somente para anotar recados!” ou “qualquer uma serve…”. De um ponto de vista bem simplista, não deixaram de ter razão. Acredito que se observarmos tudo na vida de modo simplista, poderíamos ter tudo em preto-e-branco, não é? Nem cinza serviria!

Portanto, agraciado pela visita do Nanael, frequentador do meu blog e do Nik (carrosantigos.wordpress.com), apresentou sua coleção de canetas. Ele mesmo admite que parte dela é oriunda da Coleção Salvat, o que não desmerece em nada. Como eu gostaria de ter uma réplica do Shelby Cobra…

Continuando…ele me mandou fotos da sua coleção, que se segue com texto enviado por e-mail:

Junto ao texto que ele me mandou, farei meus comentários.

“Foram adiquiridas pela coleção “Canetas de colecionador” da Salvat. Foram cerca de sessenta e oito peças, mas uma de aço escovado que ganhei de presente (a transversal acima das outras, na última photographia). Infelizmente as muitas mudanças de endereço e o desinteresse da família danificaram algumas, que restaurarei tão logo possa.”

R: Nanael, se você já tem plano para restaurar, já é uma boa noticia. Agora, como restaurar? Quem? Onde? Quanto???

“As duas primeiras foram as únicas com estojo individual, a partir de certo ponto, quando viram que o sucesso da coleção extrapolou as expectativas, pararam de oferecer até mesmo os estojos coletivos, as últimas eu guardo em uma caixa de bombons finos da Copenhagen, dentro das caixinhas de plástico transparente. Tudo quanto é coleção de banca, no Brasil, acomete o consumidor com este pouco caso.”

R: Esse material realmente merece bons estojos!

“Longe de serem réplicas, são inspiradas em canetas que fizeram história, abrangendo uma farta gama de estilo e modelos, desde a mais sóbria até a mais escandalosa, da mais compacta até a mais volumosa e pesada, da mais espessa à mais esbelta, algumas chegam a ser femininas. Das que funcionam, uso todas.”

R: Alguns dizem que coleção ou você usa um item de cada vez ou namora todas juntas. Nem ligo…
  

“Com as canetas vieram fascículos simples, mas muito bem ilustrados e explicados, sobre canetas famosas, histórias, a história da escrita e curiosidades. Também vieram com cartuchos de tinta e, quando o caso, bombinhas de sucção. As de cartucho eu recarrego com uma seringa, usando um tinteiro de vidro. Uso tinta Parker azul desde o começo, dura cerca de um ano.”

R: Meu imão possui 2 Parker que eram do meu avô. Ambas tinteiro.

“Foram dois anos de paciência e dinheiro investidos na banca do Valteir, não sei se fosse hoje eu assumiria o ônus, mas sei que consegui muito mais do que objectos de consumo, minha cultura teve abertas algumas janelas que eu nem suspeitava ter.”

R: Janela aberta de cultura é conhecer também um pouco sobre Sunglasses. Design, grupo de estudo, estudo de mercado, etc..

Pergunta que não quer calar: e no seu casamento, você assinou o livro com BIC Cristal?

5 opiniões sobre “Canetas

  1. Ra, ra, ra, ra, ra… Eu ainda sou solteiro. O restauro não é difícil, só caro, às vezes mais do que as canetas. Há uma loja que me abastece e também faz a manutenção, é lá que o restauro se dará.
    Esqueci de dar uma dica: Para quem tira e põe a caneta no bolso com freqüência, desaconselho a Parker, o clipe dela é muito agrassivo, justo pelo formato, e acaba desgastando o tecido; guardem para ocasões, pois ela impressiona. Para essas pessoas recomendo a Pelican, que tem um clipe com a ponta voltada para cima, como o bico do pelicano mesmo e não faz feio na apresentação. Para moças levarem nas bolsas, recomendo as tinteiros da Compactor, que não têm clipe, não são tão caras e vêm em muitas e belas cores… De propósito, para atiçar a sanha colecionista.

    Curtir

  2. Pingback: Itens de luxo: do útil ao fútil | V8andvintage's Blog

  3. bom dia amigo- voce sabe qual o nome e a referencia da caneta toda dourada com listas pretas(está na 3a foto / 3a bandeija da esquerda p a direita)? perdi da minha coleçao – serei eternamente grato se puder me ajudar,forte abraço

    Curtir

Deixe um comentário

