Vamos falar de carro, parte 2

Tuning, palavra de origem inglesa, significa “sintonia”. Portanto, vamos fazer uma análise ao pé da letra.

Quando entendemos por sintonia qualquer mudança de um dispositivo, vislumbramos a possibilidade de incremento de eficiência ou rendimento deste. Acreditamos que uma alteração neste dispositivo torne-o melhor que antes ou apto ao uso.

Todo equipamento dinâmico requer sintonia dos seus componentes: motores, atuadores, sensores, cursores e outros “-ores”. Assim, deve ser realizado com critérios técnicos e com habilidade pelo operador, pelo ajustador ou até mesmo pelo dono.

Como poderíamos analizar o uso de tapete de alumínio no contexto descrito acima? Ele seria capaz de melhorar a performance do equipamento (lê-se carro) ou do seu antecessor (o de borracha)? Imagino que não.

Um aerofólio seria capaz de melhorar a força aerodinâmica em velocidades elevadas, realizando maior força contra o solo e melhorando a aderência e estabilidade direcional do veículo? Acredito que sim.

Espero que voces estejam entendendo onde quero chegar.

Adicionar acessório a um veiculo e imaginar que ele melhoraria seu rendimento, seria muita inocência ou falta de senso critico, talvez. O tuning verdadeiramente falando, não consiste em saias laterais, pára-choques que parecem um trem da RFFSA, tapetes de alumínio e o famigerado neon. Consiste em chip de injeção eletrônica alterado ou reprogramação da mesma, filtros cônicos, escape mais eficiente, amortecedores e telescópios de rosca e outros elementos mais.

A denomimação está sendo desvirtuada, e acho que sem volta. A propaganda é a alma do negocio e foi ela que fez esta mudança no mercado e nas concepções originais. Abrir as grandes revistas e ver anúncios de produtos esteticos sendo chamados de Tuning, me parece propaganda enganosa. Em compensação, NASCAR, PRADO, FUNARI, entre outras, não colocam em seus anuncios que realizam uma atividade totalmente integrada ao título desta coluna.

Obviamente não podemos falar isto numa roda de conversa onde jovens vidrados por seus 1.8 8v, achando que estão fazendo Tuning em seus carros. Em parte, estão corretos. Mas a idéia colocada em suas mentes em formação foi maldosa e não expressa a verdade. Grande parte deles acham que seus carros “estão bombando” e costumam a desprezar os que não tem o que eles tem. Acham maneiro tirar uma onda de “golzinho bolinha” amigo do “astrinha pratinha” vizinho do “marquinho maluquinho” que dá “uns peguinhas na Moniquinha”. Quando encontram num sinal uma PUMA GTB, comando bravo, 2 weber 40 IDF, aceleram e tomam um “sapeca iá-iá” já de 1ª marcha, põe desculpa na pedaleira que escorregou.

Pergunte à eles se estão a fim de participar do campeonato regional de arrancada ou do Time Trial? Não. Querem tirar onda lá em Camboinhas…

Para dizer a eles que o caminho que estão tomando está errado, será dificil. O corajoso que tomar a iniciativa é capaz de ser vaiado.

Agora vem a moda do DUB, que entende-se por “um carro que anda mas não parece”. Ora, meu deus!!! A 10 anos atrás tinhamos em casa um Passat LS 78, com motor de TS e somente uma roda de liga aro 13” x 5 ½ “. Isso já existe a tanto tempo quanto um hot rod americano. E agora vemos mais um nome novo para coisas velhas.

Esperem só um anuncio de loja vendendo acessórios para “DUB”…

Anúncios

Uma opinião sobre “Vamos falar de carro, parte 2

  1. Certa feita, não lembro o modelo, um carro cheio de garotOs, passava todo empetecado e com o som no talo. Um menino com o amigo em uma bicicleta comentou “O cara enche o carro novo de som e depois enche de homem!”. Se tentarem m vender um desses bordéis ambulantes, pergunto antes quando custará para consertar o estrago, e nem de digno a travar tecnoverborragias com gente assim, eles memorizam marcas de peças sem saber para que realmente servem.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s