AKAI AA5210

Nobres!

Esse aparelho, adiquirido em uma feira no nosso Estado, é uma interessante testemunha do mercado de audio.

A AKAI, empresa Japonesa renomada (não tão mais…) foi notória em projetar e fabricar grandes aparelhos (não no tamanho, mas na qualidade), principalmente Tape Decks e R2R.

Ah…você não sabe o que é R2R? Explico:

R2R é a abreviação de “Reel-to-reel”, aportuguesando, gravador de rolo.

Tivemos os consagrados aparelhos conhecidos como GX (Glass-Xtal), GX4000, GXC 730, GXC 760…com tecnologia que oportunamente falarei.

Mas, curiosamente, outros dispositivos não são tão conhecidos no nosso mercado. Como exemplo, o amplificador do nosso tópico.

Vista frontal

Esse aparelho, igual aos outros, chegou imundo em minhas mãos. Fiz uma faxina básica nele para poder ver os componentes defeituosos. E vi muitos…

Bonnet completamente oxidado

 

Vendo o seu circuito interno, observei alguns fios desconectados dos bornes de caixas. O respectivo par de transistor ausente, bem como o resistor cerêmico partido ao meio. Ou seja, meio amplificador funciona.

Vista interna dos componentes

 

Depois de ardua pesquisa, descobri que ele é raro, mas não sei o motivo. Além disso, vi um único exemplar que apresentava um aplique de mogno na lateral. Esse meu não possui o tal aplique, que está sendo devidamente providenciado.

Essa criança já está no estaleiro. Meu técnico buscou na terça-feira 31 e me promete devolver em meados de outubro. Após isso, substituirei os pézinhos, pintarei o bonnet e colocarei o aplique envernizado mogno.

Assim que retornado, postarei mais fotos dessa empreitada.

Forte abraço.

8 opiniões sobre “AKAI AA5210

  1. Bela peça. Lembro de ter visto similares em casas de bacanas, quando era bem jovem. O mote principal era a durabilidade, hoje seria “Caiu e quebrou? Tem conserto”. O transistor cerâmico precisa de muito calor e muita paciência para ficar pronto, por isto é mais caro, em compensação ele pode ser substituído, já um microprocessador que der pau (geralmente) condena todo o aparelho.

    Curtir

  2. Nanael:
    Posso garantir a você que nossa memória por vezes falha. Somente algo muito marcante é capaz de ficar lá guardado e, depois de tanto tempo, reconhecermos tal fato.
    Alguns desses aparelho são muito parecidos…aos leigos ou recém chegados. Assim, alguns parecerão com esse das fotos.

    Você está coberto de razão sobre o mote “durabilidade”. Os próprios japoneses viram que durabilidade em excesso não traz fidelização à marca!

    Curtir

  3. Cara, que saudades dos Akai !!!
    Meu tio tem um conjunto vintage da época, um gravador de rolo 4000 DB impecável, conectado a um amplificador Quasar 8080, uma pickup Garrard e um tape-deck também da Akai, além de dois pares de caixas acústicas Polyvox com madeira de lei e gradil de ferro, pesadíssimas !!!
    Tá tudo lá no apê dele, quando eu vou visitá-lo ele fica superfeliz, liga o Akai 4000 DB, coloca uma fita de rolo dos anos 70 e põe pra derreter, hahahaha !!
    A gente viaja no som…
    Bem bacana esse teu amp., o modelo deve ser raro mesmo, eu nunca vi um desses ao vivo…
    Boa sorte com o teu equipamento e por favor nos mantenha informados a respeito dele !!
    Grande abraço !!

    Curtir

  4. Amigo, vou querer ver este aí depois de pronto.
    Não conhecia este modelo.
    Mas tenho 4 tape decks Akai, e um R2R da mesma marca.

    Quando li este relato, lembrei do meu GX-C740, nunca vi tão pesado assim, parece que foi feito pra durar pra sempre.

    Curtir

  5. será que poderias postar mais informações a cerca desse amplificador e que eu também tenho um mas não sei muito a cerca dele. o que eu tenho foi me oferecido pelo meu tio e e funciona perfeitamente mas gostava de saber mais informação.

    Curtir

Deixe um comentário

